:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 23 de março: No próximo dia 24 de março, a partir das 8 horas, Teixeira de Freitas irá se reunir em frente ao Estádio Municipal Tomatão, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, para uma Caminhada pela Paz. Essa iniciativa foi idealizada pelo bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino, e ganhou apoiadores na cidade toda.

Os organizadores do evento, além da igreja católica, representada pelo padre Fabiano, incluem a igreja Sírio-Ortodoxa, representada pelo Padre Celso Kallarrari, e, a Primeira Igreja Batista, representada pelo pastor Oseias. Também temos o apoio de conselheiros de diversas entidades, sendo eles: Alexandre Biset (representando a Polícia Militar); Antônio Neto (representando a OAB de Teixeira de Freitas); Breno Rebouças (representando o Projeto Amar); Edinaldo Rezende (representando o Conselho Comunitário de Execução Penal); Elzina Ferraz (representando as mulheres mães de família); Irmã Cristina (representado o IFA e FASB); LindonjonsonMirandola e Tomires Barbosa (representando a educação); Mara Rubia (representando a NTE 07); MinervinaJoselí (representando a UNEB); e, Roney Cunha (representando o Poder Judiciário).

Nos últimos dias, além dos conselheiros, pessoas do setor público, privado e também ONGs, projetos sociais e grupos da igreja, se uniram a causa, fizeram divulgações e se comprometeram a estar no dia, levando a bandeira do grupo que representa e pedindo paz para nossa cidade. Essas pessoas e grupos já realizam um trabalho exemplar na cidade, e poderão se unir a outros grupos no próximo dia 24.

Ao idealizar essa Caminhada pela Paz, Dom Jailton pensou em uma ação que envolvesse toda a população e unisse as pessoas em um único objetivo: implantar uma cultura de paz na cidade. Isso porque, a cidade apresenta números assustadores de violência e precisamos de ações eficazes para promover a paz e a dignidade humana, e que sejam pensadas por todos.

O bispo ressalta que a “Caminhada é simbólica, sendo uma iniciativa para próximas ações que promovam uma cultura de paz”, dentre essas ações, está o Fórum permanente da Caminhada, que já terá sua primeira reunião em abril. Além disso, o momento da Caminhada também é uma oportunidade de diferentes grupos dialogarem e trocarem experiência sobre suas ações em prol da cidade.

Os conselheiros estiveram em diferentes veículos da comunicação falando sobre os objetivos da Caminhada, dentre eles, a valorização da família e da escola, como espaço de convivência e de educação para a paz. Com ênfase nos debates que podem ser promovidos no ambiente escolar, conversando com os jovens sobre a realidade deles e o que pode ser feito para promover uma mudança social.

Também buscamos, durante todos esses dias, identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas de superação da desigualdade social e da violência. Sobretudo, fizemos um trabalho que buscava estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas, movimentos eclesiais e movimentos sociais que se interessam pela promoção da dignidade humana, ao compromisso com ações que levem à superação da violência.

Quem quiser participar basta ir à avenida no próximo sábado, que, a partir das 8 horas inicia a concentração. Preferencialmente, vista-se de branco. Você pode acompanhar as publicações da Caminhada pelo Instagram @caminhadapelapaz2018. Também é possível dar sua opinião através do link https://goo.gl/forms/geI5w68ZuXZjxvA62.

Na Caminhada, haverá a presença dos representantes religiosos que estão na organização e de todos aqueles que resolveram se unir na causa. Na concentração, as pessoas poderão ouvir a Orquestra Paz e Bem do IFA e cantores locais. Também terá algumas paradas para representantes dos jovens, das mulheres e dos jovens, falarem sobre como eles entendem a necessidade de se agir em prol de paz, especificamente, com ações voltadas para o grupo que representam.

Para todas as falas, haverá o tempo de 5 minutos. A primeira fala será ainda na concentração, com um representante dos idosos pertencentes ao grupo CEVITI da UNEB. A outra representação aparecerá na parada em frente à Praça da Prefeitura, com a advogada Gorete representando a luta das mulheres pelo fim da violência. O terceiro representante falará na parada em frente ao supermercado Faé, e será Breno Rebouças, que apresentará os anseios da juventude pela causa. O ponto final será na Praça da Bíblia, onde haverá apresentações culturais.

 

 

Por: Vida Diária/Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.