:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 23 de março: Desde o dia 21 de março, a Associação Pestalozzi de Teixeira de Freitas vem realizando uma série de atividades totalmente voltadas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, com diversas palestras de conscientização e rodas de conversa, finalizando na manhã desta sexta-feira (23) com uma programação especial no Cine Teixeira Mall, onde todos os presentes (educadores da instituição, pessoas com Síndrome de Down e seus familiares) puderam assistir a uma emocionante e divertida história que foi o filme “Colegas”.

 

Segundo Sarita Leguizamon Sobral, professora de artes da Pestalozzi, a programação iniciou na quarta-feira, com a presença das famílias de pessoas com Down que tiveram a oportunidade de ver a apresentação dos “Coleguinhas 21”, o qual é um grupo de coreografia formado por 19 integrantes down, assim como o coral “Muito prazer, eu existo”, que também alegrou a todo o público. Ela também destacou a presença de membros da Secretaria de Educação de Teixeira de Freitas e do Centro de Educação Inclusiva (CEI).

 

“Logo após, tivemos uma roda de conversa com a psicóloga Hilda, onde as mães puderam expressar os seus sentimentos, falar das gratificações de ser mãe de uma pessoa down e suas dificuldades. Com isso, nós estamos lançando uma proposta para ter reuniões como essas em cada mês, a cada dia 21, é a sugestão que estamos levando para a instituição”.

 “Na quinta-feira (22), nós tivemos uma palestra intitulada ‘Meu filho, cromossomo do amor’, onde eu pude levar a minha ação como mãe e educadora para todos os educandos, comunidade e professores. Foi muito bom conhecer que é necessário ter esse suporte para eles capacitarem e serem bem mais do que a gente espera”.

 

Já nesta sexta-feira, finalizando com o filme ‘Colegas’, no Cine Teixeira, espaço cedido pelo Danilo e José Raimundo que já são grandes parceiros nosso. Este filme recebeu vários prêmios, pois tinha um roteiro muito bem dirigido e que retrata a história de três amigos down que tinham o sonho de realizar os seus próprios desejos individuais e com muita aventura”, disse a educadora.

 

Sarita explica também o porquê do Dia Internacional da Síndrome de Down é realizado no dia 21 de março, “desde 2006, ficou entendido que na cadeia do cromossomo 21 de uma pessoa down há três pares de cromossomo e não dois, então o dia 21 corresponde à numeração do cromossomo e o mês 03 é correspondente aos pares. Enfim, a síndrome é um acidente genético, de 700 partos 01 é down, não tem explicação, não é ligado a sexo, raça e cor, é verdadeiramente um presente de Deus em nossas vidas. Se hoje eu sou uma educadora foi porque o Gabriel me fez enxergar isso” concluiu ela, retratando um pouco da relação com o seu filho de 24 anos, e que é down.

 

Para José Raimundo Santana, diretor do Cine Teixeira, “é muito gratificante quando a gente faz essas ações junto com a Pestalozzi, pois é uma causa nobre”. Ele também falou sobre a programação do Cine Teixeira dos dias 22 a 28 de março, com o filme “Círculo de Fogo”, que é uma ficção científica, o filme nacional “Os Farofeiros” e também “Tomb Raider”, que já está em sua segunda semana. A expectativa maior será para a estreia do filme “Os Vingadores: Guerra infinita”, que está previsto para ser lançado no dia 26 de abril.

Pestalozzi e Cine Teixeira Mall, parceria que sempre dá certo!

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.