:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 02 de abril de 2018: Hoje é comemorado o Dia Mundial de Conscientização Autista e em várias partes do mundo, diversos grupos se reúnem para promover eventos, conhecimento, e atividades que envolvam toda a sociedade. Aqui em Teixeira, o grupo Família Autista, juntamente com apoiadores da causa, está realizando uma programação para toda a semana.

A Organização das Nações Unidas (ONU), no fim de 2007, decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na data, pais, profissionais da saúde e governantes procuram se unir para a conscientização e alertar sobre o transtorno. Estima-se que dois milhões de brasileiros sejam autistas, totalizando cerca de 1% da população brasileira. No mundo, a ONU estima que o número chegue a 70 milhões.

O início do Movimento em Teixeira

Aressa Faben, uma das fundadoras do grupo Família Autista, conta que toda essa movimentação em Teixeira iniciou em 2012 com Jandiara Cardoso, mãe do Luiz, quando organizou uma passeata de conscientização, para que o filho fosse visto e compreendido.

Em 02 de abril de 2015, Aressa e outras pessoas fizeram um movimento na Praça que foi crescendo e, com o tempo, começou a surgir o interesse da região na temática. “A inclusão deveria acontecer de forma muito natural. Incluir o outro é o mínimo que o ser humano poderia exercitar, mas na prática não é assim. Estamos numa sociedade que exige padrões, e para que a gente quebre esses estereótipos, a gente tem que mostrar aos nossos filhos o quão é comum o convívio deles com a sociedade, mesmo com as peculiaridades autistas”, disse Aressa.

Em 2015, também foi aprovada uma Lei Municipal da Semana da Conscientização Autistas, desde então, nessa época do ano, os grupos se mobilizam para organizar caminhadas, palestras e outros movimentos sociais. Atualmente, a sociedade fala com mais leveza sobre o autismo na cidade, esclarece Aressa, enfatizando ainda que o resultado disso visa “empoderar” as crianças autistas.

Programação

01/04 – Panfletagem e conscientização no Domingo é Lazer;

02/04 – Caminhada “Autismo: Conhecer, respeitar, conviver”, com a presença da Barca da Alegria. Saída: Praça da Prefeitura, às 15:30h;

03 e 04/04 – Visitação às escolas e entrega de cartazes;

05 a 07/04 – Exposição “Autismo: Conhecer, respeitar, conviver”, no shopping PátioMix, das 10 às 22h;

08/04 – Finalização no Domingo é Lazer. Conscientização, panfletagem e exposição de fotos, das 09 às 12h.

Participe e permita ser encantado!

Por: Vida Diária/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.