:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 02 de abril: Na tarde desta segunda-feira, a equipe do Vida Diária acompanhou a caminhada “Autismo: conhecer, respeitar, conviver”, a qual mobilizou diversos públicos da sociedade que se fizeram presentes neste dia tão especial, que é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A caminhada teve início na Praça da Prefeitura e seguiu pelas ruas de Teixeira de Freitas com a proposta de que a ação possa alcançar diversas pessoas e que estas conheçam mais sobre a condição autista.

 

Para Aressa Faben, que faz parte do movimento Família Autista do Extremo Sul, “a ideia é que a gente queria que vissem os nossos filhos e eles estão sendo vistos. Estamos muito felizes porque esse é o 4º ano que acontece a caminhada, e o retorno está cada vez maior, há muitas participações aqui hoje. É muito gratificante de sermos reconhecidos nas ruas e em todos os lugares, porque a gente vai deixando de ser invisível, o qual nos sentíamos há pouco tempo. Esse é o primeiro passo para a gente ser respeitado, você reconhece aquela pessoa como uma pessoa de direitos e deveres, começa a compreender o seu comportamento e a fazer a lida como deve ser, uma lida respeitosa e acolhedora”, definiu Aressa.

 

Ao ser perguntada sobre “O que é ser autista?”, ela disse que o autismo não tem uma definição clara e única, mas é conhecido por diversas condições,  “o autismo seria uma personalidade, uma forma de ver o mundo, enfim, é uma incógnita porque nós temos várias frentes que o definem”.

 

O autismo é uma complexidade que atinge as áreas cognitivas, de interação social e atinge algumas áreas do convívio dessa pessoa. Eles têm uma sensibilidade muito maior, um olfato mais apurado, uma sensibilidade de pele mais aguçada, e por ser um espectro, por estar tão amplo para explicações, “a gente vai encontrar autistas de várias formas, de vários comportamentos. O autismo não tem condições de ser definido por si só, utilizamos sempre múltiplas funções e múltiplas análises, pois deve haver o trabalho do terapeuta ocupacional, do pediatra, do neuro e vários outros especialistas, ou seja, várias áreas se juntam para fechar um diagnóstico da forma mais segura, para que esse diagnóstico seja feito de forma responsável”, concluiu Aressa.

 

A presidente da Associação de Familiares e Amigos da Pessoa com Deficiência (AFAPED), Islane Silva de Souza, disse que esse momento é muito importante para a cidade, “a AFAPED não poderia deixar de estar homenageando hoje o dia do autismo, porque a associação abrange todas as deficiências e estar aqui é fundamental”, disse a presidente.

 

Jandiara Cardoso Andrade, mãe do Luís Ricardo, 15 anos, recomendou que toda a sociedade deve ter mais respeito pelos autistas, “muito importante a participação de todos neste movimento, pois existe uma dificuldade muito grande de se falar em autismo, pois há ainda muito preconceito e julgamento, por isso que estamos com cartazes explicativos nesse ano, pedindo esse respeito e essa compreensão. É uma questão delicada que, às vezes, nós pais de autistas, sofremos com olhares atravessados, isso me incomoda muito e qualquer um de nós. Todo autista tem direito de estar participando de vida social, de estar no cinema, nos shoppings e diversos outros meios.

 

Além disso, houve também a presença do Corpo de Bombeiros, Colégio Militar, representantes da Secretaria e da Comissão de Educação, da Fasb, do Rotaract, DeMolay entre outros. Portanto, teve uma participação em massa da sociedade teixeirense, o que já é importante ponto positivo, pois quanto mais se fala em autismo e outras diversas deficiências, mais a sociedade vai se conscientizando e diminuindo o preconceito.

 

A programação da Semana do Autismo segue da seguinte forma: nos dias 03 e 04 de abril haverá visitação em algumas escolas do município e entrega de cartazes; na quinta, sexta e sábado (05,06 e 07) haverá exposição no shopping Pátio Mix, das 10h às 22h; e, no domingo (08) finalizará na rua do lazer, em frente ao fórum, com mais conscientização, panfletagem e exposição de fotos.

Participe e permita ser encantado!

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.