:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 01 de maio: Na última sexta (27) e sábado (28) aconteceu o 10º Encontro de Capoeira do Grupo Zumbi Bahia. O evento foi realizado na ONG Paspas, bairro Tancredo Neves, e coordenado pelo Contramestre Luciano Santos, que há 18 anos está à frente desse projeto. Estiveram presentes em torno de 100 convidados, dentre eles, mestres e professores da modalidade vindos de várias cidades e estados do Brasil, como, por exemplo, de Salvador, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Vitória.

 

O Encontro, idealizado para dois dias, foi marcado por diversas atividades, como batizado (que contou com cerca de 90 crianças batizadas), troca de cordas (com a qual o aluno sobe um nível), formatura (na qual o aluno atinge a graduação mais alta), roda de capoeira, dança afro e maculelê, entre outras. Além disso, houve também disputas de jogos infantis com três categorias: Viola (para alunos de 5 a 8 anos), Médio (de 9 a 15 anos) e Feminina (mista).

 

De acordo com Luciano Santos, “tivemos como primeira colocada na categoria feminina a aluna ‘Amendoim’, na categoria Viola o ‘Caverninha’ e no médio o aluno ‘Tim Tim’”.

Como forma de adquirir mais conhecimento sobre esse projeto de capoeira teve uma vivência com o professor do “És”, o mestre Dominguinhos, do Rio de Janeiro, e palestra sobre projetos sociais e recursos financeiros com o professor Orley Silva.

 

Segundo o presidente da ONG Paspas, Alex Fernandes, o evento contou com a colaboração de parceiros que contribuíram para o desenvolvimento dessa prática esportiva no município. Além da entidade, também participaram ativamente dessa realização o Instituto Incede, a Associação Cidadania São José, assim como, os patrocínios do vereador Jhonatan Molar, Hotel e Posto Skala, Hotel Jacarandá, Açougue Pôr do Sol e Bitswhou.

 

Toda a equipe que faz parte do projeto e da organização do evento trabalhou de forma voluntária, e para custear as despesas do 10º Encontro Nacional, foi preciso contar com a colaboração dos parceiros, empresas e apoiadores do esporte para que fosse possível a realização do mesmo.

 

O projeto de capoeira é desenvolvido na ONG PASPAS durante três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), das 19 às 20h30, e agora em novos dias e horários, no sábado às 15h e domingo às 9h, ofertado totalmente gratuito à comunidade. Para se inscrever, basta comparecer à ONG e realizar o cadastro. Participam do projeto crianças a partir de 5 anos de idade. A entidade está localizada na Rua João Amaro Gomes, n. 775, bairro Tancredo Neves. 

 

O contramestre Luciano, que é educador físico, também atua em projetos sociais esportivos em outros bairros da cidade, como no Liberdade, na escola Amigos de Aracruz, e na Associação Cidadania São José, mais conhecida como Casa das Irmãs.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.