:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 10 de maio: Em pleno aniversário da cidade e a comunidade do Liberdade I ganha um presente, que é a inauguração da sede da Ong Exerça Cidadania. O projeto social agora com espaço fixo, pretende e objetiva ser um “divisor de águas” na vida de muitos moradores do bairro. Os jovens, principalmente, poderão se profissionalizar para o mercado de trabalho e ainda participarão de diversas atividades culturais e esportivas.

 

Para a inauguração nesta quarta-feira (09), a organização contou com a parceria da Faculdade Pitágoras, a qual levou três importantes cursos para um trabalho de ação social, que foram Enfermagem, Farmácia e Direito.

 

Os estudantes dos dois primeiros cursos prestaram diversos serviços, como aferição de pressão e glicemia, triagem de alguns casos, que após identificados, foram encaminhados para os postos de saúde para que tenham melhores atendimentos. Já o pessoal da área de Direito atendeu à comunidade com assuntos sobre guardas, pensão, INSS e diversas outras questões. Caso tenha alguma pendência judicial e que possa ser resolvida, eles já encaminham para o NPJ, que é o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Pitágoras, onde já tem uma equipe pronta para acompanhar todas essas pessoas.

 

Dentre outras parcerias, a Ong Exerça Cidadania também teve o apoio de Santana Hair, uma escola que oferece cursos para homens e mulheres que tenham o desejo de serem cabeleireiros, sem cobrar nada por isso.

 

Durante o evento, houve recreação para as crianças com pula-pula, algodão-doce e pipoca. Ao final, foram distribuídos alguns brindes e encerrando com uma apresentação de Orquestra da Camerata 9 de maio, com o maestro Orley Silva.

 

Andressa Lima, presidente da ONG, explicou um pouco sobre o motivo de criar uma organização dessa no bairro Liberdade I: “escolhemos o Liberdade pelo fato da gente já ter realizado muitos projetos para essa população, tendo como objetivos, a geração de renda, a educação, a cultura, o lazer e ações ligadas à sustentabilidade”.

 

Sobre os cursos que serão implementados, Andressa disse que, “primeiramente, ao analisar as demandas do bairro, vamos trazer algumas atividades da área do esporte, como, por exemplos, as lutas (Taekwondo, Jiu-Jitsu, Karatê, etc.). Teremos um salão comunitário, onde a professora vai vir capacitar as meninas, e assim que se formarem no curso, elas vão ter toda a estrutura, como equipamentos e materiais, para que possam fazer os atendimentos já para gerar renda. Além disso, nós temos algumas salas de cursos profissionalizantes para jovens, em parceria com a Uninter, com a qual já formamos mais de 500 alunos. Teremos a nossa Biblioteca, para atender as pessoas do bairro; e, periodicamente, teremos algumas sessões de cinema com as crianças, caracterizando-se como um momento cultural”, concluiu a presidente.

 

A Ong Exerça Cidadania já vem caminhando aos poucos há alguns anos na cidade, tendo como idealizador e maior incentivador, o vereador Jonathan Molar. Só agora que a entidade veio inaugurar a sua sede própria, em um ambiente bem amplo, com recursos próprios.

 

"Agradecemos aos nossos voluntários por toda a dedicação e amor empenhados nesse projeto, aos parceiros que nos ajudam a realizar esses atendimentos, ao Vida Diária por sempre estar presente em nossos eventos e a todos que apoiam a nossa causa", finaliza a presidente.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.