:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 10 de maio: Mesmo que o feriado tenha sido adiado para o dia 14, o aniversário de Teixeira de Freitas não poderia passar em branco. Com isso, o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) celebrou, nesta quarta-feira (09), com muita música o aniversário de emancipação política do município. O evento ocorreu no Auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), onde a Orquestra 9 de Maio e o Orquestrando Futuros (OrFs) fizeram concertos para um grande público. Além dessas apresentações, houve também o culto cívico.

 

Desde o início dos trabalhos do ICED, com o Orquestrando Futuros e, posteriormente, com a Orquestra 9 de Maio, crianças e adolescentes assistidos, que são estudantes da rede pública, participam da data em apresentações realizadas pelo município. Os programas orquestrais contavam com a parceria da prefeitura, via Secretaria de Educação e Departamento de Cultura. Em anos anteriores, o OrFs levou a música clássica para cerca de 300 crianças por ano só em Teixeira de Freitas, tirando-as das ruas e do ócio. Todo o ensino do ICED é gratuito, voltado à população em situação de vulnerabilidade social e tem se mantido por meio de iniciativas privadas, abertura de novas áreas de atuação e contrapartida do Estado.

 

Neste ano, a apresentação de aniversário aconteceu na IBM devido ao cancelamento da Festa da Cidade. “Nós não poderíamos parar, talvez a grande marca de Teixeira de Freitas é superar as adversidades, e, nesses 33 anos, a história veio para mostrar que esta cidade nasceu para superar todos os obstáculos e dificuldades, com todas as intempéries e problemas. E, até mesmo, aquele desejo para que o projeto não continuasse, a orquestra 9 de maio voltou a celebrar o aniversário da cidade, porque esse lindo projeto não é do maestro Orley, é da cidade de Teixeira de Freitas. Aqueles que têm compromisso com o futuro desta terra estão engajados para que esse projeto não acabe, e a gente fica feliz, porque hoje vem a 4ª geração da orquestra 9 de maio, são muitos meninos novos, mas eles estão aqui aprendendo a reconhecer a sua cidade e a mostrar tudo aquilo de bom que Teixeira de Freitas tem dado, e não aquilo que tem desanimado a muitos. Por isso, estamos fazendo essa grande festa”, explica o maestro Orley Silva ao contar que os trabalhos e a agenda de compromissos seguem ultrapassando barreiras e mantendo o ensino de música.

 

Os programas já conduziram muitos meninos, moradores de bairros carentes, para outras cidades, estados e até outros países. “Com a música clássica, eles sonham e realizam, eles acreditam e se tornam pessoas com mais perspectiva de vida e mais confiantes, o que está cada dia mais raro entre os nossos jovens”, analisa a presidente do ICED, Gislaine Romana.

 

Além do OrFs e da Orquestra 9 de Maio, o ICED realiza “Sua Escola é Uma Orquestra”, um modelo de palestra que mostra a importância do trabalho coletivo; “Orquestrando Ressocializações”,  que usa a música como ferramenta de qualificação profissional para internos que precisam ser inseridos na sociedade; o “Quinta Justa”, que faz apresentações eruditas abertas ao público na Sala do Júri do antigo Fórum; “Eruditos Concertos”, evento anual que se dá em espetáculos com a participação de músicos de outros lugares que formam um intercâmbio musical; “Natal em todo o canto”, com apresentações itinerantes pela cidade; e “Encontro de Cordas”, que é um momento de estudo intensivo de música, com reunião de músicos profissionais e estudantes de todos os lugares, inclusive do exterior, culminando em grandiosos espetáculos abertos ao público.

 

“O melhor presente para Teixeira de Freitas é ver os seus filhos produzindo e colhendo os frutos” (Maestro Orley).

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Michele Ribeiro-DECOM ICED

Fotos: O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.