:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 16 de maio de 2018: Abrindo o evento, profissionais da saúde, alunos e professores do curso de Enfermagem se reuniram no recém inaugurado auditório da Faculdade Pitágoras para uma mesa redonda, que teve várias abordagens sobre a atuação do enfermeiro, com o objetivo de articular o cuidar com o trabalho da enfermagem, reforçando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, dando foco ao consultório da Enfermagem.

Como mediadora, Gleida Danese, além das participações de profissionais da área: Carla Laiber, empreendedora da Simbios, Natália Laviola, do Núcleo de Gestão da APS, Lívia Neves, coordenadora enfermagem da UTI SulMed, Luciene Nunes, coordenadora de enfermagem da UTI do HMTF, Patrícia Machado, coordenação do NASF, Rogéria Silva, representante do Sindicato dos Enfermeiros e Lizandra Amin, coordenadora de enfermagem da Policlínica.

Com uma forte participação dos alunos, também estiveram presentes: Jucimara Zocolotti de Aquino, coordenadora e docente do curso de Enfermagem, Sandro Calefi Campos, Jackeline Pires, Carla Laiber, Caio Rodrigues, Gleida Danese, docentes do curso de Enfermagem, Mayesse Fernandes da Silva e Danilo Fernandes Ricardo, preceptores do curso.

O evento também contou com a Exposição de Banners (EstimulACS – Caio/ SAMU na Praça – Jackeline).

Para a coordenadora do curso, Jucimara Zocolotti, a Semana da Enfermagem é um momento de reflexão acerca dos rumos da Enfermagem. “Trazer para os acadêmicos este momento é de extrema importância para contribuir com sua formação. Nesta noite (15), foi proporcionado a eles uma experiência ímpar, onde puderam ter contato com enfermeiros responsáveis por diversos serviços de saúde do município de Teixeira de Freitas, sendo fundamental para entendimento sobre as diversas áreas de atuação do enfermeiro, que vai desde a assistência direta ao paciente chegando à gestão do serviço”, disse.

Jucimara conta que, um foco importante dado na 1ª noite do evento, foi o papel do enfermeiro como empreendedor, através da prática do exercício do enfermeiro no consultório de enfermagem, como por exemplo: pré-natal de baixo risco, rastreamento do câncer de colo do útero e mama, controle da hipertensão e diabetes, tratamento de feridas e outras.

A programação terá o seu encerramento na sexta-feira (18), durante a semana, os alunos vão participar de várias atividades, que também são abertas ao público em geral.

Por: Vida Diária/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.