:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou duas sessões na manhã desta quarta-feira (23/05), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR). A primeira sessão foi ordinária que deliberou sobre as matérias do dia com início às 09h e na sequência se iniciou uma sessão solene para homenagear todos os ex-comandantes da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, especialmente os que passaram ao longo da existência do extinto 13º Batalhão da Polícia Militar e hoje 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação.

A proposta da sessão de homenagem aos ex-comandantes foi do próprio presidente Agnaldo da Saúde que conseguiu reunir no mesmo espaço 7 coronéis – dois coronéis fechados da ativa, quatro tenentes-coronéis da ativa e um tenente-coronel da reserva. O encontro foi um fato inédito para a história de Teixeira de Freitas e muitos celebraram o momento durante seus pronunciamentos no Plenário Francistônio Alves Pinto. Toda cerimônia foi transmitida ao vivo para os 13 municípios da região pela Rádio Câmara 90,9 FM.

 

Os ex-comandantes José Carlos Lopes da Cruz e José Santos de Jesus já são falecidos e suas famílias receberam as homenagens. Os ex-comandantes Belcórigenes de Souza Sampaio, Reginaldo Guedes, Valter de Oliveira Leite, José Bonifácio Santos Castro e Amon Pereira Gomes foram representados por familiares ou por oficiais da Polícia Militar.

 Já os ex-comandantes que compareceram estavam: o tenente-coronel Bartolomeu Correia Calheiros, já na reserva; tenente-coronel Valter Serpa de Oliveira Filho, atual subcomandante do Comando de Policiamento Regional da PM em Itabuna; tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, atual diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas; coronel Antônio Barbosa Neto, atual corregedor geral da PM na Bahia; coronel Paulo César Alves da Silveira, atual diretor de planejamento da PM na Bahia; e o tenente-coronel Sérgio Barros Bispo, que retornou à cidade e atualmente comanda o 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação.

 

O antecessor e o atual comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas também foram homenageados: O tenente-coronel Raimundo Cézar Magalhães Dantas, atual diretor geral do Colégio Anísio Teixeira da Polícia Militar de Teixeira de Freitas e o atual comandante, major Silvio Cerqueira Nunes.

 Durante os discursos, tanto dos vereadores, quanto dos altos oficiais, o tenente-coronel da reserva Bartolomeu Calheiros foi bastante citado e homenageado pelos colegas e pelos políticos. Ele foi o comandante que mais tempo dirigiu a Polícia Militar de Teixeira de Freitas, onde por 9 anos comandou o 13º BPM desde quando a unidade tinha circunscrição nos 13 municípios do extremo sul baiano e, além disso, é tido como um exemplo de oficial que muitos discípulos formou e estão servindo a Polícia Militar da Bahia até os dias atuais. A maioria dos altos oficiais presentes foi no passado comandados do tenente-coronel Bartolomeu Calheiros.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde disse que a proposta foi exatamente essa, reunir todos os ex-comandantes, causar saudades, ocasionar boas lembranças, matar à saudade e provocar uma nova interlocução entre todos. Segundo ele, o proposito foi resgatar um pouco da história feita por grandes homens que ao longo de 33 anos de Teixeira de Freitas beberam da água da cidade, se apaixonaram pelo município e tanto contribuíram para o seu desenvolvimento.

“Nosso proposito desde o início da nossa gestão no Poder Legislativo é aproximar as autoridades da população, trazer a comunidade para dentro da Câmara Municipal e levar os vereadores até os reclames da população. E, além disso, promover a paz, a sabedoria, a cultura, a educação e preservar a história. E mais uma vez realizamos uma sessão da saudade para homenagear todos aqueles que um dia tanto contribuíram com a segurança, com a paz e com o bem-estar dos teixeirenses. Os discursos foram emocionantes, o momento foi salutar e mais uma vez celebramos a história de Teixeira de Freitas no mês do seu 33º aniversário de emancipação político administrativa em meio a tantas pessoas ilustres”, festejou o presidente Agnaldo da Saúde.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.