:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas será o ponto de convergência de mais uma ação de promoção de desenvolvimento humano e social tendo a cultura como mola propulsora. O que parecia ser um rotineiro encontro entre secretários de estado, mostrou-se mais um avanço no sentido de concretizar políticas publicas para os municípios baianos. Na segunda quinzena de abril deste ano, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, se reuniu com a secretária de Cultura (Secult), Arany Santana, para debater e pensar em ações conjuntas destinadas à jovens baianos em situação de vulnerabilidade social. Iniciativas já desenvolvidas pela SJDHDS, como a Requalificação das Fanfarras Escolares com entrega de instrumentos, os Projetos Grafitaê e Escolas Culturais, além das Oficinas de Dança, Percussão e Turbante foram alguns dos pontos abordados.

 

“A nossa intenção é unir forças e integrar trabalhos que ofereçam oportunidade de transformação de vidas da nossa juventude. Para isso, a nossa estratégia será levar linguagens culturais até eles, estendendo as ações para algumas cidades do interior da Bahia. A cultura é um elemento fundamental para se dialogar com a juventude”, explicou o secretário Cezar Lisboa.

Um dos desdobramentos deste encontro vai acontecer em Teixeira de Freitas no próximo dia 15 de junho. Entre as ações, mais uma Requalificação de Fanfarras Escolares será realizada. A entrega de instrumentos musicais acontecerá na sede do projeto Escolas Culturais de Teixeira de Freitas (CETEPES), serão 15 instrumentos de sopro, dentre eles trompetes, trombones e trompas.

 

A coordenadora técnica do projeto na SJDHDS, Ana Vilas Boas, explica que o trabalho é focado em jovens estudantes em vulnerabilidade social e que Teixeira de Freitas não foi Escolhida por acaso, mas por uma questão técnica. “no Extremo Sul da Bahia o NEOJIBA tem como braço de atuação o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). O ICED é responsável pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia – Regional Extremo Sul e a partir de Teixeira de Freitas possibilita que as ações do NEOJIBA cheguem até municípios da região como Itanhém, Alcobaça, Nova Viçosa, entre outros”. Esclareceu Ana Vilas Boas.

O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) é um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia que tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletiva. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

 

Em consonância, a secretária de Cultura Arany Santana ira participar do lançamento oficial do VI Encontro de Cordas do ICED, um evento que proporcionou à Teixeira de Freitas o Título de “Capital Baiana da Música Erudita que Gera Inserção Social”, pelo fato de somente se apresentarem nos concertos atrações fruto de programas, projetos e ações que usam a música como ferramenta para minimizar situações de vulnerabilidade social e que promovam Desenvolvimento Humano e Social. O Encontro de Cordas tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Todas as atividades são gratuitas e com entrada franca.

Para a secretaria Arany, esse é o caminho ideal a ser trilhado, pois, segundo ela, a cultura e o desenvolvimento social andam de mãos dadas. “As duas secretarias têm uma preocupação focada no destino da juventude, em acolher e oferecer oportunidades. Por isso, o nosso trabalho conjunto, é de suma importância”. Arany ainda ressaltou a importância do ICED como parceiro nas políticas publicas implementadas pelo estado; “o ICED realiza um trabalho importante com a cultura e o fazer artístico no processo de gerar alternativas para que o jovem não esteja em situação de vulnerabilidade, para que o aluno da escola pública pudesse também ter acesso ao erudito que durante muito tempo foi restrito a elites da sociedade”.

 

Segundo o maestro Orley Silva (ICED), outro fator que une as duas secretárias e uma terceira, a secretaria de  Educação (SEC) , é a Escola Cultural. Tanto o Encontro de Cordas do ICED como a Requalificação de Fanfarras Escolares, irão acontecer na Escola Cultural de Teixeira de Freitas e daqui seguirão para outras Escolas Culturais do território (Caravelas, Itamaraju) e depois outras escolas da rede estadual. “…as Escolas Culturais tem esse objetivo de dinamizar a cultura nos territórios, de incentivar o uso da escola como equipamento cultural, de interação social nas comunidades, e com isso contribuir com a redução dos índices de vulnerabilidade social, a cultura tem esse poder…”, enfatizou a coordenadora geral do projeto Escolas Culturais, Lilian Mendes.

Ainda sobre as Escolas Culturais, César Lisboa ressaltou que é uma ação do Governo do Estado, desenvolvida em rede, pela SJDHDS, Cultura (Secult) e Educação (SEC) e IASPM. “É um projeto pioneiro e inovador, que requer esforço e trabalho coletivo para caminharmos para um só objetivo: tornar as escolas ponto de referência para a cultura em suas localidades, bem como uma referência para a juventude repensar o seu protagonismo na sociedade”, endossou.

A Entrega dos Instrumentos e o lançamento do VI Encontro de Cordas do ICED acontecerá no SÃO JOÃO É CULTURAL, com o Show FORRÓ ORQUESTRAL da Orquestra Regional do Extremo Sul, sob a Regência do Maestro Orley Silva, no dia 15/06/2018 (sexta-feira) na Escola Cultural de Teixeira de Freitas (CETEPES), na Rua Beira Vale, Nº 38, no Bairro Jardim Caraípe, iniciando às 19h00, com entrada gratuita.

 

Por: DECOM/ICED

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia