:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 25 de agosto: A equipe do Vida Diária esteve presente na manhã desta sexta-feira (24), na Praça da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, acompanhando a mobilização de diversos membros de vários órgãos e entidades em prol do Dia D da campanha do Agosto Lilás, período este de referência ao combate à violência contra a mulher.

 

Para Gine Kinjyo, advogada e assessora jurídica voluntária do COMDDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), “o Agosto Lilás é um mês de referência de prevenção à violência contra a mulher e também por ser o mês da Lei Maria da Penha, pois no último dia 07 de agosto a lei completou 12 anos. Então, a secretaria de política para as mulheres da Bahia e de outros estados têm feito esse ativismo em defesa da mulher neste período. Para esta campanha, nós nos juntamos ao CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), ao Conselho da Mulher e à Secretaria de Assistência Social, e criamos uma programação neste mês, com distribuição dos lacinhos lilás, que é a cor da causa, nas escolas, nas entidades e nos órgãos, tentando provocar uma reflexão na comunidade acerca dos altos índices de violência contra a mulher no Brasil e, principalmente, na nossa região”.

 

De acordo com a assessora do COMDDIM, dados dos últimos anos, em Teixeira de Freitas, têm preocupado muito, “em 2017, tivemos mais de 490 procedimentos de casos de violência contra a mulher só na cidade (fora os acontecimentos ocultos), sendo que em 2018 já se passou 50% desse índice, ou seja, os números continuam absurdamente altos. Precisamos dizer um Não à violência, porque a mulher que é vitima de violência não sofre transtornos só de ordem psicológica, mas também desenvolve doenças, como depressão, síndrome do pânico, ansiedade e ela, muitas vezes, também fica afastada da sociedade devido às lesões agressivas”, relatou Gine.

Com isso, ela avisa a toda a população: “neste momento estamos aqui congregando várias entidades, porque queremos neste Dia D, que é uma caminhada pela defesa da mulher e do enfrentamento à violência, dizer que nós não aceitamos mais esses índices de violência. O nosso intuito é dizer para a sociedade que somos uma democracia, um país livre e não podemos mais conviver com essa realidade nefasta, que é a violência contra a mulher. O Brasil é um dos piores países para a mulher nascer, portanto, a nossa pergunta é: como um país tão acolhedor tem maltratado cerca de 52% da sua população? Queremos andar nas ruas sem ser assediadas e estupradas, queremos trabalhar e ter o mesmo salário do que os homens, e muitas outras lutas”.

 

As empresas e a população em geral também podem ajudar e apoiar esta luta, a qual é de todos, é necessário mudar significativamente esse quadro vergonhoso do nosso país. Se você souber de algum caso de mulher que sofre violência, disque o 180, você não precisa se identificar, vai cair diretamente na Delegacia da Mulher (DEAM), essa denúncia e lá vai ser instaurado um procedimento de investigação dessa situação de violência, ou disque 100 também.

 

Busque também o apoio dos órgãos, o CRAM e o Conselho da Mulher, a qual se reúne toda segunda quinta-feira do mês, de 08h às 10h da manhã. “Estamos aqui para acolher e defender todas as mulheres!”, finalizou a advogada.

 

Ao som de Marcelo Calazans, a caminhada foi finalizada na Praça da Bíblia, onde foi distribuída os lacinhos lilás, e contou com as presenças do secretário de assistência social, Gilberto Souza Santos, e da delegada  titular do DEAM (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher), Vivianne  Amaral, além de várias entidades.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira e Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.