:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 28 de setembro: É preciso sempre falar sobre um tema bastante recorrente no Brasil e no mundo, que é o suicídio. Objetivando a essa quebra de tabu e a importância do diálogo sobre o tema, o Rotaract Club de Teixeira de Freitas convida toda a comunidade para participar da mesa-redonda: “Informando para prevenir”, que será realizada neste sábado (29), a partir das 14h30, no Auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus X.

“Precisamos alertar a população a respeito da realidade do suicídio. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo e desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Venha, vamos aprender juntos!”

Como forma de diminuir números preocupantes em nosso país, todo mês de setembro de cada ano é mobilizada a campanha do “Setembro Amarelo”. Segundo levantamento feito pela OMS, cerca de 800 mil suicídios são registrados por ano, resultando em uma média de 1 óbito a cada 40 segundos. No Brasil, apenas no ano de 2016, estima-se uma média de 31 mortes por suicídio por dia, totalizando mais de 11 mil pessoas que atentaram contra a própria vida. De acordo com os dados sobre tentativas e óbitos por suicídio, divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 20 de setembro de 2018, o país figura em 8º lugar no ranking de países onde as pessoas mais se suicidam.

Diante desta triste realidade, o esclarecimento e a sensibilização da população sobre o tema suicídio facilitam a quebra de tabus e ideias preconcebidas sobre o tema, favorecendo o aprendizado do que fazer frente a uma pessoa que dá sinais de ter pensamentos suicidas, criando uma rede de suporte, noção de doença e possibilitando o encaminhamento efetivo para tratamento especializado. Frases como: "Quem quer se matar não avisa" ou "Só quer chamar a atenção" neutralizam a tentativa de quem está sofrendo de receber ajuda lícita e a compreensão de outros para ativar o suporte familiar e social.

 

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia