:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na manhã desta terça-feira (16) o Instituto Federal Baiano Campus Teixeira de Freitas iniciou os trabalhos do I Encontro dos Saberes, projeto que foi criado para formatar vários outros eventos ligados à pesquisa e extensão existente no IF Baiano em um só momento, viabilizando a logística de execução dos mesmos. Com uma programação extensa para toda a semana (16 a 19 de outubro) e toda comunidade teixeirense, a mesa redonda foi o evento de abertura e teve a participação do vereador e professor Jonathan Molar.

Com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, numa linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos, a mesa redonda teve como tema “Ciência para a redução das desigualdades”, e contou com a participação dos professores André Domingues Dos Santos e Luanna Chácara Pires, da Universidade do Sul da Bahia – UFSB Campus Paulo Freire, Flávio Araújo Vieira do IF Baiano e o vereador e professor Jonathan Molar da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus X e Faculdade Pitágoras.

A professora Etiene Santiago, uma das organizadoras do evento, explica que “a ciência tem um papel fundamental no desenvolvimento da população em geral, por isso, o objetivo proposto para essa mesa redonda é discutir como ela [a ciência] pode chegar nas populações mais carentes, que mais precisam. O instituto foi dividido entre trabalhos intelectuais e manuais para contemplar e divulgar o processo da ciência e seus resultados”.

Após contribuições dos demais professores sobre igualdade de gênero, arte e educação, o vereador e professor Jonathan Molar abordou a temática da Administração Pública como utilização da ferramenta da ciência. “Quanto maior o número de técnicos e pessoas qualificadas nessa área, em tese, melhor a eficiência da Administração Pública de uma gestão. Sem dúvidas, a ciência pode ser uma ferramenta valiosa, por ter um conhecimento mais aprofundado tanto da parte teórica quanto da prática para aprimorar a gestão pública”, esclarece o professor.

Ainda apontou diversos dados nacionais sobre desigualdade social, corrupção, distribuição de recursos, investimentos na educação e saúde, além de salientar a função do aluno na sociedade, que pode contribuir de maneira social e intelectual, afim de reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento das comunidades com maior índice de vulnerabilidade socioeconômica.

O I Encontro de Saberes vai até o dia 19 de outubro com projetos, mesa redonda, apresentações, oficinas e minicursos para alunos e toda a comunidade teixeirense. Maiores informações sobre a programação, acesse o site.

Por: Vida Diária/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.