:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 26 de novembro: Neste último sábado (24), o 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em parceria com a Associação Educativa de Inclusão e Cidadania (ASSEDIC), deu início às atividades do treinamento em Equoterapia. A formação foi encerrada no domingo (25), com a entrega dos certificados aos participantes.

 

Todos que participaram são profissionais voluntários que atuam na atividade de Equoterapia do 13º BEIC. O evento foi ministrado por Paulo Roberto Ferreira Leal, o qual é capacitado em Equoterapia, com destaque para a equitação, rédea, casqueamento, equitação lúdica e muito mais.

 

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e necessidades especiais. É notório que, toda pessoa com deficiência ou que possuam necessidades peculiares tem características específicas, que os tornam únicos, devendo existir para este indivíduo um atendimento particularizado, para a promoção do processo evolutivo deste sujeito.

 

O projeto foi lançado oficialmente no dia 22 de fevereiro deste ano na sede do 13º BEIC e, atualmente, realiza o atendimento para muitas famílias, com o apoio voluntário de uma equipe especializada de profissionais capacitados nas áreas de educação, saúde e assistência social. As atividades da Equoterapia são aplicadas por intermédio de programas individualizados e organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, buscando a reabilitação física e/ou mental, utilizando as intenções terapêuticas.

 

A equipe de profissionais que realizam suas atividades de forma voluntária, também é capacitada para efetuarem a aplicação de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar.

 

O treinamento tem como objetivo, contribuir com o desenvolvimento da capacidade gerencial, aprimoramento das metodologias utilizadas para o atendimento equoterápico, seleção e treinamento de cavalos a partir de programas adaptados às necessidades reais de cada caso específico e conscientizar sobre os riscos da improvisação nas técnicas equoterápicas.

 

O evento foi coordenado pela equipe composta pela psicóloga e coordenadora técnica da Equoterapia, Mirella Silva, e pela subtenente PM, Kátia Cilene.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.