:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teófilo Otoni, 01 de dezembro: Com o objetivo de possibilitar mais segurança para a região, foi realizado nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), na cidade de Teófilo Otoni-MG, o III Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo). O encontro buscou socializar conhecimentos, debater e esclarecer práticas de gestão e, principalmente, ampliar a interface institucional através de seus gestores. Neste terceiro evento, o desafio foi mobilizar tecnologia aplicada à atividade policial militar.

 

O Coronel PM Helbert Figueiroa, Comandante Geral da PMMG, abriu o evento, tendo a presençao do Coronel PM Fernando Arantes, Chefe de Gabinete do Governo do Estado de Minas Gerais, do Coronel PM Irineu Firmino, Comandante da Região Norte da PM do Espírito Santo e diversas autoridades policiais militares e locais.

A Polícia Militar da Bahia se fez presente com o Tenente-coronel PM Valter Serpa (representando o Comandante Geral da PMBA), Major Pontes (comandante da CAEMA), Major Anilton (comandante da 89ª CIPM/Mucuri) e do Major Telmo (comandante da RONDESP/Sul), além de representantes da CIPE/Sudoeste, CIPE/Cacaueira e CIPE/Semiárido.

 

O Comandante do Grupamento Aéreo da PMBA, Tenente-coronel PM Carlos Renato, que é Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA, destacou a utilização de RPAs (drones) na polícia militar baiana (histórico, normatização, formação de operadores e fiscalização) e seus desdobramentos com outros fatores externos.

 

O evento contou ainda com a palestra do Coronel EB André Barros, Chefe de Assessoria de Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, com o tema Tecnologias digitais de comunicação para aplicações em Defesa e Segurança Pública. Além dele, houve palestras do Coronel PMMG Fernando Arantes, Chefe do Gabinete Militar do Governador; do Dr. Leopoldo Lacerda, Delegado da Polícia Federal; do Coronel PMMG Anderson de Oliveira; e do Coronel PMSC Marlon Teza, que descreveu o cenário para as PMs face à nova formatação do Congresso Nacional.

 

O Tenente-coronel PM Valter Serpa, em seu pronunciamento de abertura, destacou a PMBA como parceira das Corporações coirmãs, na busca por novas tecnologias aplicadas à atividade policial militar e citou, como desafio atual, a utilização da tecnologia para redução do efetivo administrativo em prol da atividade operacional.

A PMBA parabeniza a PMMG pela organização e excelência do evento, ressaltando a importância dos esforços empreendidos para o encontro e estreitamento dos laços entre as coirmãs em prol da segurança pública.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.