:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 07 de dezembro: Nesta quarta-feira (05), a equipe de Serviço Social e Psicologia do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas realizou o encerramento dos cursos de Joias Sustentáveis e Saboaria Artesanal. Os projetos são elaborados para as internas do CPTF com o intuito de levá-las à conscientização da importância do trabalho por meio da geração de sua própria renda dentro e fora do sistema prisional.

 

Estiveram presentes no evento o secretário de Assistência Social, Gilberto Souza Santos, o qual parabenizou os projetos e se dispôs, em nome da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, a continuar apoiando na produção, divulgação e comercialização dos materiais criados; o diretor do CPTF, Tenente-coronel Osíris Moreira, que ressaltou a importância de projetos como esses, os quais fortalecem a autoestima, identidade, autonomia e criatividade das envolvidas; a assistente social da ONG Paspas, Aurilene; o coordenador de saúde do CPTF, Everton; as instrutoras dos projetos, Édima (Joias Sustentáveis) e Indianara Raimundo Soares (Saboaria); e a equipe multidisciplinar do CPTF (composta por Lucinéia Soares Matos, Patrícia de Freitas Moreno, Clara Letícia Carneiro de Oliveira Almeida, Elaine Matos de Sá e Rolicária Soares Santos).

 

O curso de Joias Sustentáveis é uma parceria do Serviço Social do CPTF com a ONG Paspas e tem o objetivo de trazer ensinamentos de como transformar embalagens plásticas descartáveis em objetos consumíveis, como colares, chaveiros, pulseiras, brincos e diversos itens que podem ser criados com os recicláveis.

 

Já o curso de Saboaria Artesanal teve patrocínio do secretário de assistência social e da Fábrica de Vassouras Teixeira, os quais ajudaram enormemente para a realização do projeto. O curso foi ministrado pela professora Indianara Raimundo Soares.

 

A saboaria artesanal é feita sem a utilização de maquinário industrial e geralmente utiliza óleos vegetais e glicerina das ervas, essências e aromas que dão propriedades únicas aos produtos. Foram criados, neste projeto, sabonetes de barra, sabonete líquido, hidratante corporal, difusor e vela perfumada.

 

Os projetos realizados no Conjunto Penal exercem um papel de fundamental importância no processo de reintegração social das internas após o cumprimento da pena. Isso só reforça que há possibilidades de reconstruir novos caminhos.

 

Os cursos não se limitam à confecção de produtos acima citados, oferecem atividades educativas, a fim de motivá-las no empoderamento da mulher, autoconhecimento, valorização da autoestima, sustentabilidade, capacitação profissional e a geração de trabalho e renda de forma cooperativa, com possibilidades de inserção em redes colaborativas. Potencializando-as como mulheres autônomas, capazes de produzir, comercializar e se relacionar, e, dessa forma, que as mesmas não voltem a reincidir no caminho da criminalidade, possibilitando desenvolver expectativas de um futuro no regresso ao convívio social.

 Vida longa a projetos sociais como esses!

 

Por: Vida Diária e Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.