:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Brasilia, 01 de janeiro: Jair Messias Bolsonaro toma posse nesta terça-feira (1º) sendo o 38º presidente do Brasil, assim como os 27 governadores eleitos em outubro. Até meio milhão de pessoas são esperadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Pessoas dos 4 cantos do país já estão no local.

 

A equipe do Vida Diária conversou com várias pessoas: Davi Junior é de Brasília e disse que mesmo sendo 20 minutos da casa dele, chegou cedo para garantir um bom lugar. Já a senhora Marlene Carvalho de 81, de Marataizes - ES, mesmo de cadeira de rodas disse que não perderia esse momento por nada. Teve quem veio do Belém do Pará e acredita no bom governo do novo presidente.

 

Uma excursão saiu de Teixeira de Freitas há mais de 1.200 km, com 33 pessoas e todos ansiosos com o momento da posse. “Acreditamos no presidente, lutamos desde o início para estarmos aqui, mesmo com as dificuldades chegamos e agora é só aproveitar esse marco em minha vida e na vida de todos os brasileiros”, disse Aécio Ferraz.

 

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal classificou a operação do dia da posse como o maior esquema de segurança já montado para um evento do gênero em Brasília. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 11 chefes de Estado e Governo, 3 vice-presidentes, 11 chanceleres, 18 enviados especiais e 3 diretores de organismos internacionais comparecerão à posse.

 

Roteiro da cerimônia

A cerimônia oficial terá início às 14h45, no horário de Brasília, com o seguinte roteiro:

14h45 – Desfile do cortejo presidencial da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional;

14h50 – Chegada do cortejo presidencial ao Congresso Nacional;

15h – Abertura da sessão solene de posse no plenário da Câmara dos Deputados, com discursos de Bolsonaro e dos presidentes da Câmara e do Senado;

15h45 – Término da sessão solene de posse no plenário da Câmara dos Deputados;

16h – Cerimônia de execução do Hino Nacional, seguida de salva de tiros e revista de tropas;

16h15 – Desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto;

16h20 – Chegada do cortejo presidencial ao Palácio do Planalto, com a entrega da faixa presidencial;

16h30 – Pronunciamento de Jair Bolsonaro;

17h – Cumprimentos dos convidados internacionais;

17h30 – Cerimônia de nomeação dos ministros de Estado;

18h15 – Fotografia oficial;

18h25 – Desfile do cortejo presidencial, com a faixa presidencial, do Palácio do Planalto ao Palácio Itamaraty;

18h30 – Recepção oferecida por Jair e Michelle Bolsonaro.

 

Continue acompanhando pelo site Vida Diária e pelas redes sociais (vidadiariaba). Esta cobertura tem o patrocínio da Gaivotas Granitos, Destak Móveis, Chiquinho Sorvetes e Restaurante Sabor da Terra.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira e Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.