:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Brasília, 1º de janeiro: O capitão reformado do Exército Jair Bolsonaro (PSL), de 63 anos, tomou posse nesta terça-feira (1º) em Brasília como 38º presidente da República. O mandato vai até 31 de dezembro de 2022.

 

Acompanhada por cerca de 115 mil pessoas, segundo o governo federal, a posse foi marcada pelo maior aparato de segurança da história.

 

Nossa equipe conversou com

com algumas pessoas que realizaram o sonho de vir para a posse. Fátima Cote de Fortaleza que veio em uma caravana de 56 pessoas, disse que,  “nosso grupo apoia Bolsonaro há 4 anos, experiência única em  estamos aqui, e muito felizes em fazer parte desse momento, e para nós é uma alegria tirar essa bandeira vermelha que não nos representava”. Já Duílio de Brito de Belém do Pará disse que o país propôs uma mudança, então ele e sua caravana veio para dar o apoio a essa verdadeira mudança.

 

Bolsonaro fez dois discursos nesta terça-feira e reafirmou as bandeiras apresentadas na campanha eleitoral. Defendeu, ainda, um "pacto nacional" e disse que irá "restabelecer a ordem" no Brasil.

 

Bolsonaro deixou a Granja do Torto, em Brasília, pouco depois das 14h20 em direção à Esplanada dos Ministérios. Quando ele deixou a residência oficial, dezenas de apoiadores o aguardavam na portaria com bandeiras. O comboio chegou à Catedral de Brasília cerca de 10 minutos depois. Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, cumprimentaram o padre Firmino e seguiram em desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios.

 

Durante o desfile, Bolsonaro e Michelle acenaram ao público. Após o desfile em carro aberto, Bolsonaro chegou ao Congresso Nacional e se dirigiu ao plenário da Câmara dos Deputados, onde foi declarado presidente, assinou o termo de posse e fez o primeiro pronunciamento como novo chefe de Estado brasileiro.

 

Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto acompanhado de Michelle e do novo vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão (PRTB). Eles foram recebidos por Temer e pela ex-primeira-dama Marcela na rampa do palácio.

 Antes de Bolsonaro fazer o tradicional discurso no parlanatório, a nova primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez um discurso inesperado em Libras muito emocionado, ela é engajada em causas de pessoas com deficiência. Ela faz parte do Ministério de Surdos e Mudos da Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde atua como intérprete de Libras nos cultos que acontecem aos domingos.

 

Já com a faixa de presidente da República, Bolsonaro fez o primeiro pronunciamento à nação, no qual prometeu "tirar peso do governo sobre quem trabalha e produz" e "restabelecer a ordem neste país".

 Após o discurso de Bolsonaro, o público na Praça dos Três Poderes chamou o presidente de "mito" e entoou o grito "o capitão voltou". Bolsonaro aparentava estar emocionado.

 Após discursar no parlatório, Bolsonaro se dirigiu à área interna do Palácio do Planalto, onde recebeu cumprimentos de líderes internacionais e convidados.

Entre os presentes estavam Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Sebastián Piñera (Chile) e Evo Morales (Bolívia).

 

Uma das últimas etapas da cerimônia foi a posse dos novos ministros do governo.

Ao todo, Bolsonaro deu posse a 21 ministros, entre os quais Sérgio Moro (Justiça), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), general Augusto Heleno (Segurança Institucional), general Santos Cruz (Secretaria de Governo), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação).

 

A última etapa da posse é a recepção no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores e um dos principais pontos turísticos de Brasília.

A recepção é oferecida a líderes internacionais que acompanharam a posse e a convidados do novo presidente da República.

 

A equipe do Vida Diária fez várias transmissões on line pela suas redes sociais durante a posse, e trouxe as informações direto de Brasília. A cobertura teve o patrocínio da Chiquinho Sorvetes, Gaivotas Granitos, Destak Móveis e Restaurante Sabor da Terra.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira, Nadson Camargo e informações do G1

Matéria Relacionada:

Direto de Brasília: Preparativos prontos para posse do presidente Bolsonaro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.