:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Já está tudo pronto para a sessão solene inaugural de 2019 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), agendada para as 19h do dia 14 de março, no auditório Francistônio Pinto, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA.

 A programação envolve a posse e juramento dos novos membros efetivos, correspondentes e beneméritos; a entrega dos prêmios Febacla de Criação em Verso e Prosa, Castro Alves de Literatura 2019 e o Destaque Poético 2018, além de recitais e homenagens.

 Estão confirmadas as presenças do presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Dom Alexandre Carvalho; e do presidente da União Baiana de Escritores (UBESC), Roberto Leal.

 Inicialmente, Roberto Leal fará uma palestra sobre a vida e obra do aniversariante do dia e patrono-geral da ATL, o poeta maior Castro Alves, inclusive com direito a bolo temático pela passagem do 172º aniversário de nascimento. O Poeta dos Escravos segue como maior da Bahia e um dos mais importantes do país na poesia.

 Sobre os novos membros efetivos da instituição literária e cultural, serão empossados a escritora Patrícia Brito e o poeta Erivan Santana, nas cadeiras 22 e 36, respectivamente. Na mesma oportunidade, tomará posse como membro benemérito o maestro Eudes Brito, responsável pela melodia do hino oficial da ATL. Também serão empossados os primeiros membros correspondentes, oriundos de outros estados e cuja indicação foi feita pelos membros da diretoria acadêmica.

 “O ponto alto do evento solene será, sem dúvida, a premiação dos vencedores do Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa e, sobretudo, dos ganhadores do Prêmio Castro Alves de Literatura”, informou o poeta e jornalista Almir Zarfeg, presidente da ATL.

 Resultado da parceria entre ATL e FEBACLA, o Prêmio Febacla de Criação teve a sua primeira edição realizada em 2018, obedecendo à seguinte logística: a divulgação da lista dos premiados no Rio de Janeiro, em novembro de 2018, e a entrega da premiação em março de 2019, na Bahia. Todos os premiados já confirmaram presença.

 Em sua 3ª edição, o Prêmio Castro Alves de Literatura envolve as versões interna e externa, categorias Poema e Crônica, e distribui entre os vencedores medalhas, diplomas e dinheiro. O concurso literário, que inscreve apenas escritores e poetas da região, será estendido a todo o país em 2020.

 “Um termo de parceria que será celebrado entre ATL e UBESC vai garantir que a 4ª edição do prêmio seja ampliada e, assim, ganhe mais prestígio literário”, adiantou Zarfeg, cheio de expectativa.

 O evento acadêmico será transmitido em tempo real pela Rádio Câmara FM e, ao final, terá um coquetel servido pela Portto Ellen Buffet.

 

Por:Vida Diária / Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.