:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 13 de março: A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) convidou vários órgãos da sociedade (parceiros), e autoridades para um café da manhã nesta terça-feira (12), em sua própria sede, como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher. Teve ainda apresentações e a participação de alunas da Unopar cuidando da beleza das convidadas.

O principal objetivo desse evento foi o de mostrar à sociedade a luta das mulheres ao longo dos anos, com a garantia dos seus direitos, e o combate à violência, tanto física e moral, contra as mesmas. O feminicídio ainda é um grave problema que circunda a nossa atualidade, ocorrido principalmente nos domicílios brasileiros.

 

Segundo Valéria Fonseca Chaves, delegada e coordenadora da 8ª Coorpin, “mais um café da manhã organizado pela DEAM, homenageando todas as mulheres para mostrar a elas que são especiais, com direitos e deveres garantidos. Sobre o combate à violência contra a mulher, a rede funciona mesmo, pois temos o CRAS, CREAS e demais psicólogos que nos ajudam. O número de ocorrência está bem grande, é sinal de que as mulheres estão denunciando mais, vêm a delegacia, denunciam e a DEAM apura judicialmente a denúncia”, relatou a delegada.

 

Para a delegada titular da DEAM, Dra. Vivianne Scofield, “há vários órgãos públicos engajados na causa e várias pessoas. Com isso, quero convidar a sociedade para nos ajudar ainda mais, principalmente, na parte preventiva, em educar os nossos filhos para o respeito às mulheres. Este é um momento também de confraternizarmos com os nossos parceiros”.

 

De acordo com Kátia Guimarães, a qual atua junto à delegada Vivianne Scofield, “no dia a dia já vem à nossa conscientização sobre a importância de combater a violência doméstica. Escolhemos um dia no ano, que é no Dia Internacional da Mulher, para convidarmos a sociedade e pedir que nos ajude a aumentar a nossa rede. Infelizmente, o número de feminicídio é muito alto ainda, mas o importante é que as mulheres estão se conscientizando mais e procurando se proteger”, disse Kátia.

 

Segundo Daniel Morais, presidente da subseção da OAB de Teixeira de Freitas, “este é um importante marco para demonstrar a valorização e as conquistas que as mulheres tiveram ao longo da história. Elas têm mostrado ao que vieram, ocupando os lugares que as quais têm direito. Vamos procurar sempre essa igualdade consubstancial. Lembrando que nós teremos, no dia 20 de março, uma solenidade de posse das nossas comissões, e nós com uma importante comissão, que é o das mulheres advogadas”.

 

Quem também esteve presente nesse coffee break foi a Dra. Juliana Coelho, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CONDDIM) de Teixeira, “o trabalho com a mulher se dá no ano inteiro, claro que no mês de março damos um foco maior, com mais visibilidade perante à sociedade. Neste mês ainda teremos mais atividades, como o café das detentas, blitz da mulher e muito mais”, afirmou ela.

 

Já para a Capitã PM Kely Ravani, “as mulheres devem continuar lutando para conquistar os seus direitos, como nas diferenças salariais. Além disso, é preciso diminuir a violência física e moral, que muitas ainda sofrem. Os homens têm que entender que mulher não quer competir, quer ao lado. Portanto, vamos caminhar em busca de uma sociedade mais igualitária para todos”, concluiu a militar.

A DEAM está localizada na Rua Santa Bárbara, s/n, bairro Bom Jesus, Teixeira de Freitas. Venha conhecer os demais projetos do órgão!

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.