:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realizou sua primeira sessão solene de 2019 na última quinta-feira, 14, às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA. O evento aconteceu exatamente no dia da celebração dos 172 anos de nascimento do poeta maior e patrono-geral da ATL, Castro Alves.

 

A posse dos novos membros efetivos, correspondente e benemérito e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019 foram o ponto alto da cerimônia acadêmica. A escritora Patrícia Brito e o poeta Erivan Santana tomaram posse nas cadeiras 22 e 36, respectivamente. A poeta capixaba Val Bernardino foi empossada membro correspondente e o maestro Eudes Brito, membro benemérito.

 

O Prêmio Castro Alves de Literatura, já em sua 3ª edição, foi entregue aos vencedores das versões interna e externa. Lembrando que os acadêmicos participaram da versão interna e o público em geral da versão externa. Os três primeiros colocados receberam medalhas, diplomas e uma quantia em dinheiro. Os 4º, 5º e 6º colocados receberam menções honrosas.

 

“Essa sessão solene marcou a abertura dos trabalhos acadêmicos de 2019 de maneira notável: reunindo os confrades e confreiras, empossando os novos membros, premiando autores e celebrando mais um aniversário de Castro Alves, nosso patrono-geral”, disse o poeta e jornalista Almir Zarfeg, presidente da ATL.

 

O evento solene contou com a presença ilustre do presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Dom Alexandre da Silva Carvalho, e de autoridades locais e regionais, como os presidentes da Câmara de Teixeira de Freitas, Ronaldo Cordeiro, e da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende Afonso, bem como do comandante da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, major Silvio Nunes.

 

Alguns acadêmicos receberam o Prêmio Destaque Poético 2018 e, num momento de rara beleza, foram empossados membros da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, com a concessão de títulos de nobreza.

 

Ao final, todos os presentes se deliciaram com um coquetel oferecido pelo Buffet PortoEllen.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.