:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 07 de outubro: Na manhã desta segunda-feira (07), foi realizada a inauguração do novo Módulo de Vivência do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, o que garante uma melhor qualidade de vida aos internos e com mais dignidade. Dentre os presentes, estavam: o secretário da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização), a juíza de Direito e Execução Penal de Teixeira de Freitas, o diretor do Conjunto Penal e demais convidados e autoridades, além, claro, de todo o registro da imprensa local.

 

Segundo o secretário da SEAP, Nestor Duarte, “a Bahia marcha em outro ritmo, o sistema prisional brasileiro vive uma situação muito delicada, são mais de 800 mil presos, em que a capacidade total seria para 250 mil vagas dentro do Brasil inteiro. Na Bahia, são 15 mil presos para 13 mil, o que significa menos de 20% de sobrecarga, nos colocando em uma posição de vanguarda a nível nacional. Além disso, temos 7 mil cumpridores de pena alternativa, trata-se de crimes de grau menor, com até 4 anos, em que eles chegam a trabalhar em escolas, prefeitura e diversos outros espaços, conforme determinação da sentença”, relatou ele.

 

Para comprovar que a Bahia segue em outro patamar da gestão carcerária, Nestor citou como exemplo o estado vizinho de Pernambuco, onde há 39 mil presos para 9 mil vagas, caracterizando-se como uma situação bem caótica. “Nós estamos com dois presídios, com 533 vagas cada, totalmente prontos, um em Brumado e o outro em Irecê, que aí aumentamos em 1.066 vagas, e praticamente zerávamos o déficit preso/vaga. Estamos também com um recurso do Fundo Penitenciário para fazer uma nova unidade de 480 vagas, iríamos fazer isso em Feira de Santana, mas vimos que não há necessidade, e a realocamos para a cidade de Ilhéus, onde devemos conseguir um terreno em breve para logo iniciar a ordem de serviço”, afirmou o secretário.

 

Sobre o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, Nestor disse o seguinte:  “esta cidade tem a sorte de ter uma unidade prisional que é referência em toda a Bahia e em todo o Brasil. O coronel Osíris é o melhor diretor que nós temos na Bahia, essa é uma unidade de gestão prêmio, onde tem ressocialização, tem empresas trabalhando e muitas outras ações socioeducativas em atividade. A unidade sempre tem a preocupação de zelar pelo interno, os policiais bem vestidos e fardados, equipamentos e veículos novos, enfim, uma unidade exemplar. O segredo de tudo isso é diálogo (entre Estado, prefeituras e iniciativa privada) e o trabalho”.

 

O secretário explicou que a nova ação vai atender aqueles internos do semiaberto, que saem para trabalhar, e irão para o domiciliar monitorado. “Estamos com 2 mil tornozeleiras, o que é um avanço para nós”, concluiu o secretário.

 

Dra. Adriana Lira, juíza de direito e de execução de penal de Teixeira de Freitas, também esteve presente na inauguração do novo núcleo de convivência do Conjunto Penal, “momento de grande alegria, muito importante para a execução penal, para a ressocialização dos internos e com uma grande parceria do poder executivo. Portanto, o poder judiciário se alegra muito com essas ações e parcerias”, disse ela.

 

Sobre a monitoração eletrônica, ela disse: “a monitoração eletrônica veio como uma alternativa para a superlotação carcerária. Então, alguns presos, que já estão com uma responsabilidade mais amadurecida e que já estão trabalhando, ou seja, são para aqueles presos que tem melhores comportamentos e que realmente tiveram mudança”.

 

Para o Coronel Osíris Cardoso, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, “esta é uma obra que sonhamos há muito tempo, requalificação do espaço, proporcionando uma melhor dignidade para os internos, aumentando a nossa quantidade de vagas. É um prazer ter a presença do secretário aqui conosco, pois é um reconhecimento de todo o trabalho em equipe”, disse o diretor.

 

O evento contou ainda, com a presença de empresários e várias autoridades, e também representante do gestor municipal.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Nadson Camargo

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.