:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 25 de novembro: No próximo final de semana, entre os dias 29, 30/11 e 01/12, a cidade de Teixeira de Freitas receberá o Curso de Formação de Doulas, organizado pelo projeto Doulando o Parto. A formação iniciará das 08h às 20h, em sua modalidade teórica, totalizando em 30h de conteúdo. Em janeiro de 2020, haverá a modalidade prática do curso, com 20h de carga horária.

Com isso, o objetivo do curso é formar profissionais que possam ser instrumentos de mudança de perspectiva no atendimento ao parto, auxiliando e oferecendo a ela conforto, tranqüilidade e segurança.

Para quem ainda não sabe, ser doula é oferecer suporte emocional e físico num momento único e transformador na vida de uma mulher, desde a gestação, parto e puerpério. Além de apoiar e cuidar das mulheres no parto, a doula é uma das ferramentas no despertar feminino, tendo a sua importância na atenção à saúde da mulher.

Dentre as profissionais que estarão no curso dando todo o apoio, estão: Ana Cristina Mateoli (doula e terapeuta); Cleide Oliveira (doula e idealizadora do Doulando o Parto); Eleandra Machado (psicóloga clínica); Ellen Flamboyant (obstetriz); Larissa Amaral (psicóloga perinatal); Maria Célia (doula e enfermeira psiquiatra); Mariana Pêgo (consultora de amamentação e educadora perinatal); e, Sabrina Pires (doula e assistente social).

Ao final, será fornecido certificado a todos que comparecerem aos módulos teóricos. Haverá também roda de gestantes.

Para fazer o curso é preciso seguir alguns critérios, como, por exemplo: ser mulher, ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e ter vontade de conhecer. As inscrições vão até o dia 27 de novembro. Para grupos de 03 ou mais pessoas serão oferecidos descontos especiais.

O conteúdo teórico vai relatar alguns dados gerais da área, como: história e papel de doula no atendimento da gestação ao puerpério; boas práticas na assistência ao parto; anatomia e fisiologia da gestação, parto e puerpério; aspectos psicológicos; cuidados físicos e emocionais da doula na assistência; técnicas e estratégias para alívio da dor; aleitamento materno; vínculo/exterogestação; plano de parto; e muito mais.

O curso será realizado na Escola Comunitária Aldeia de Aprendizagem Guaiamum Curioso, a qual fica localizada na Rua Amaralina, 1236, no bairro Monte Castelo (quase em frente à Churrascaria Oriental e próximo ao campus da UFSB – Avenida das Nações).

Portanto, participe dessa grande formação!

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.