:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Finalizou nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2019, a ‘Colônia de Férias’ realizada pela Secretária Municipal de Assistência Social através dos Centros de Referencia em Assistência Social (CRAS) do São Lourenço, Liberdade e Castelinho.

A Colônia de Férias acontece duas vezes ao ano durante o período de férias escolares e tem como intuito fortalecer os vínculos entre as crianças e adolescentes, participantes do serviço de convivência dos CRAS de Teixeira de Freitas, de forma mais descontraída e divertida.

 

O projeto proporciona práticas esportivas, de lazer, recreativas, culturais, de interação social com instituições da comunidade, sempre estimulando e orientando na construção de suas vivências individuais e coletivas além de propiciar uma forma de ocupação sadia para o corpo e para a mente no tempo livre de férias escolares.

De acordo com o secretário municipal de assistência social, Sr. Gilberto Santos, o serviço de convivência acontece no decorrer de todo o ano e serve como um complemento ao trabalho social realizado com as famílias assistidas pelos equipamentos.

 

“Nas férias escolares, cada CRAS desenvolve um projeto com atividades lúdicas, direcionado as crianças e adolescentes a momentos divertidos como por exemplo uma tarde de lazer em um clube com piscina e jogos, cinema, atividades ao ar livre, gincanas ou uma visita a OAB, que são formas de criar experiências e oportunidades que antes eles não tinham por conta da situação de vulnerabilidade social em que as famílias se encontravam. Por isso agradeço mais uma vez o apoio da prefeitura, através do prefeito Timóteo Brito, que tem se esforçado ao máximo para trazer recursos que fazem com que o CRAS possa manter um belíssimo trabalho em tirar as famílias dessa situação e direcionar essas crianças a um futuro melhor”, informou Gilberto.

 

A coordenadora do CRAS IV – São Lourenço, Mônica Santos, disse que o serviço de convivência do CRAS trabalha muito o socioeducativo, mas nesse período de férias, a colônia é mais diversificada e acaba por diminuir quaisquer riscos sociais já que as crianças e adolescentes estão envolvidas com o projeto. “Com a Colônia de Férias, acabamos por resgatar valores essenciais, como relembrar brincadeiras antigas, ensinar na prática o respeito as regras conhecendo alguns espaços de nossa cidade” disse.

 

Segundo a psicopedagoga, Sandra Maria Xavier, técnica de referência do CRASIII – Liberdade, as brincadeiras são formas de estimular a aprendizagem, a imaginação e o conhecimento logico de ver e perceber as coisas. “Uma das atividades desenvolvidas durante a colônia (09/01 à 29/01) no CRAS Liberdade, foi uma acirrada gincana, as crianças foram divididas em quatro equipes que disputavam as provas e somavam pontos. Promover o trabalho em equipe faz com que eles criem ritmos, integrem os aspectos motores, criativos, afetivos, cognitivos e sociais”, afirmou Sandra, agradecendo ainda pela presença do secretário Gilberto que participou como jurado na final da gincana.

 

Leiva Reuter, coordenadora do CRAS II- Castelinho, ressaltou que a Colônia de férias finalizou, mas, o serviço de convivência continua acontecendo normalmente na rede CRAS da cidade, e que essa primeira colônia de 2020 cumpriu com seus objetivos. “Finalizamos com muito prazer essa primeira etapa, com o retorno das aulas do município voltamos a normalidade do trabalho socioeducativo, porém no meio do deste ano acontecerá a segunda etapa da Colônia de Férias e contamos com a comunidade teixeirense para colaborar, recebendo as nossas visitas para que momentos como esses, vividos por essas crianças e adolescentes continuem acontecendo sempre, e mudando a visão de mundo deles”. Finalizou Leiva.

 

Por: Tatiana Novais / ASCOM SMAS

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.