:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira e Freitas: Foi promovido para os pacientes da Unidade Estratégia Saúde da Família do bairro Colina Verde, durante toda a manhã desta quinta-feira (12), palestras de conscientização. Teve sobre Agosto Dourado que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. E também, sobre Agosto Lilás, que foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Uma das palestras ficou por conta de Jéssica Brito, que é dentista da Unidade, onde falou sobre a importância da amamentação na odontologia. “Nosso trabalho é diário, atendo de segunda a sexta-feira as gestantes com pré natal odontológico, e explicamos sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento craniofacial do bebê. E na palestra, orientei sobre a pega correta, para ter um bom desenvolvimento dos ossos da face, e também para a criança aprender a respirar pelo nariz, quando o bebê está sugando, ocorre uma pressão da língua com o mamilo da mãe, e com isso facilita a criança respirar certinho pelo nariz. Também falamos sobre a introdução da chupeta, que confundi muito a criança, e para a mãe não desistir de amamentar por conta das dores, entre outros assuntos para somar nesta fase”.

Jéssica também ressaltou a importância da amamentação, já que chupetas e mamadeiras não ajudam na formação dentária do bebê, os dentes não se formam na posição correta, e futuramente essa criança poderá precisar usar aparelho, ou até casos cirúrgicos.

A enfermeira Juliana Nascimento em sua palestra reforçou sobre a amamentação exclusiva até os 06 meses de vida, que só tem benefícios. “Desde a primeira consulta da mãe, frisamos essa importância, passamos para ela sobre a preparação para receber esse bebê. Elas precisam comer saudável, evitar o sedentarismo, e ressaltamos os benefícios de amamentar, tanto para a mãe quanto para o bebê, afinal este é o alimento de ouro, que é o nosso leite. Essa manhã de palestras foi sim, muito proveitoso não só para elas, mas para toda nossa equipe, momento de descontração e todas também receberam lembrancinhas”.

Foi falado também sobre o Agosto Lilás, que é o mês de proteção a mulher, e o assunto, ficou por conta de um homem, o médico da Unidade, Mário Sérgio, que vem fazendo um trabalho diferenciado, conseguindo melhorar os números nos atendimentos. “Esse mês também é dedicado a elas, a segurança, o cuidado, e podermos refletir sobre a violência contra a mulher. E hoje foi fundamental, porque conseguimos fazer um bate papo com a comunidade, falamos sobre a Lei Maria da Penha que neste mês está completando 15 anos. E a mulher Maria da Penha é a senhora que foi casada durante 23 anos, não deu sorte no casamento, e durante esses anos foi vítima de todos os tipos de violências, ao ponto de sofrer uma lesão e ficou numa cadeira de rodas, e lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. E que as autoridade tomassem providências para ajudar outras mulheres, então foi criado essa Lei de proteção a vida da mulher. E na palestra passei, que essa violência não é só física, existe vários tipos de violências, tem que ficar atentas e denunciar através do número 180, e sua denúncia será encaminhada as autoridades de forma segura, e quebrar esse ciclo de violência a mulher”.

A unidade do Colina Verde tem uma equipe multifuncional e estão sempre atentos aos assuntos relevantes para a comunidade. Parabéns a todos!

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

 

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.