:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Após o acidente que matou 22 pessoas e deixou 21 feridos, na BR-101, em Guarapari, as unidades do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) coletaram 602 bolsas de sangue em apenas dois dias. Na unidade de Vitória, um ônibus foi colocado no pátio para dar suporte ao atendimento, neste sábado (24).

A tragédia na BR-101, em Guarapari, aconteceu após a colisão entre a carreta, um ônibus de viagem e duas ambulâncias, no início da manhã desta quinta-feira (22).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que a carreta transportava uma carga além da permitida e estava com pneu careca. O governo do estado decretou luto de três dias. Esta foi a pior tragédia em rodovias da história no Espírito Santo, segundo o secretário de Segurança Pública, André Garcia.

Logo após o acidente, as unidades do Hemoes começaram a receber centenas de voluntários dispostos a doar sangue para as vítimas. Só na quinta-feira, dia do acidente, mais de 750 pessoas passaram pelo Hemoes de Vitória. O atendimento aos voluntários terminou por volta das 21 horas, com 190 bolsas de sangue coletadas.

Nesta quinta e sexta-feira, o número de bolsas de sangue coletadas ultrapassou os 600. “Não conseguimos atender toda a oferta da população capixaba que veio aqui, foi uma solidariedade muito grande. Mas a gente explicou a situação e eles estão voltando ao longo da semana. Essa mobilização que aconteceu, a gente gostaria que não ficasse só nesse momento de tragédia, mas que fosse ao longo do ano, para termos um banco de sangue bem abastecido”, lembrou o diretor-geral do Hemoes, Marcos Coelho.

Agora, a prioridade é o sangue de fator RH negativo. Esses são mais raros de se encontrar na população, mas, ao mesmo tempo, são mais fáceis de serem usados, pois podem ser transfundidos em pessoas tanto RH negativo quanto RH positivo.

 

Por Vida Diária: G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.