:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Com o objetivo de desenvolver no cidadão o senso de responsabilidade social e propagar na comunidade a cultura da prevenção como ferramenta para preservação de vidas, surgiu o Projeto Escola de Prevenção. A finalidade do projeto é tornar a comunidade mais forte por meio do conhecimento a respeito dos riscos presentes no lar e no cotidiano.

Com o apoio do departamento de Defesa Civil do município de Teixeira de Freitas, o projeto desenvolve por meio do voluntariado palestras e minicursos em escolas, igrejas, associações e em agremiações diversas com a missão de capacitar a comunidade para a promoção da prevenção e, se necessário, uma ação eficaz diante das eventualidades, para acionar os serviços de socorro como SAMU e CORPO DE BOMBEIROS.

 O instrutor e agente da Defesa Civil Márcio Ruas, informa que os voluntários recebem capacitação por meio de um curso realizado de forma semipresencial intitulado de “O Socorrista Educador”, onde são equipados e treinados para efetuarem intervenções comunitárias, levando a mensagem da prevenção. Entre todo o conhecimento adquirido no curso, os voluntários aprendem a identificar os diversos tipos de riscos que podem fragilizar uma comunidade e são desafiados a montar campanhas fomentando as ações preventivas.

Em breve, acontecerá a parte de intervenção prática de mais uma turma do curso, a “Jornada de Prevenção”, etapa que consiste em alunos, que também são voluntários da Defesa civil, visitarem escolas em bairros estratégicos da cidade, para levarem palestras sobre prevenção e situações de risco, aos alunos e funcionários.

“Qualquer cidadão pode ser um voluntário de prevenção na sua comunidade”, declara o Instrutor e coordenador do projeto Escola de Prevenção, o sargento Jamildo Vilas Boas, bombeiro militar com 25 anos de experiência, que desenvolve ações de prevenção no extremo sul há 10 anos, inclusive com trabalhos premiados na área. O “professor Jamildão“ como é mais conhecido pelos seus alunos, defende que a proteção da comunidade parte da educação e do preparo constante, fazendo de cada cidadão um agente comprometido com a comunidade em que está inserido.

 

Por Vida Diária: Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.