:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira (07) no plenário da Câmara Municipal, ao som da Orquestra do ICED aconteceu a Solenidade de Entrega dos Certificados dos concluintes do Curso Básico de Ações Prisionais – CBAP. O evento contou com a presença de várias autoridades da Segurança Pública da região. Foram capacitados até o momento 108 agentes prisionais, num projeto que tem alcançado não somente a unidade de Teixeira de Freitas, mas também Ilhéus, Vitória da Conquista, Jequié, Paulo Afonso, e alguns do estado de Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com o Capitão Mota Lima, um dos executores do programa, o Curso Básico de Ações Prisionais, com carga horária de 60 horas/aulas, aplicado na Sede da CIPE Mata Atlântica durante 05 dias ininterruptos, com regime de permanência total, prepara o agente prisional para diversas e possíveis situações das operações penitenciárias. Um dos principais objetivos do curso é proporcionar mais segurança à população, uma vez que, capacitados, os agentes prisionais se tornam aptos para assumir funções que atualmente, são desenvolvidas por policiais. Assim sendo, parte do efetivo de policial militar que atuam nas unidades prisionais podem ir para as rotas nas ruas, proporcionando mais segurança aos municípios. 

Visando capacitar o profissional, os alunos foram tratados da mesma forma, tanto homens como mulheres, que atingiram aproximadamente 10% das turmas. Joneuma Neres, uma das alunas do curso, explica que o curso foi vital, com todo o suporte e logística para atuar diretamente com o público penitenciário, além das atividades que compreenderam inúmeras situações do cotidiano prisional. “O número de mulheres presentes no curso foi menor, porém não menos importante, pois o número de mulheres no crime vem aumentando, necessitando de uma equipe preparada para o trabalho. O grau de dificuldade do curso foi igual para todos os alunos, sem exceções”, finaliza a aluna.

Para o aluno Ernani Pereira, “a experiência foi sensacional! Uma oportunidade única no estado da Bahia, agregando outras unidades e outros estados, para enriquecer o nosso conhecimento através do comando da CIPE Mata Atlântica. Hoje estamos preparados para qualquer ocorrência, além da criação do grupo GEOP – Grupo Especial de Operações Prisionais, que dará toda a atenção necessária para as ações da área”.

Emocionado, o Tenente Coronel Osiris Moreira, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, agradeceu a todos os envolvidos no projeto, parabenizou os alunos e garantiu que todos estão aptos para gerir, intervir, e auxiliar a PM, e também de forma imediata fazer as primeiras intervenções no caso de uma necessidade em qualquer unidade prisional do estado da Bahia. Melhoras nas atuações, procedimentos, escoltas, celeridade ao cumprimento das requisições judiciais e assistenciais, mais segurança e reforço para a Polícia Militar, esses são os benefícios alcançados pela capacitação dos profissionais.

 

Por: Vida Diária/ Andressa Lima

Fotos: Nadson Camargo

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.