:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

“Ficamos em cima de uma bobina de madeira até às 3 horas da tarde. Ficamos nadando por quase 15 horas”. A fala é de Marciélio de Souza Rocha, mestre da embarcação Kairós, que naufragou na madrugada desta quarta-feira (26) no litoral do Espírito Santo. Ele e dois pescadores chegaram a Itapemirim, no Sul do estado, na manhã desta quinta-feira (27). A Marinha do Brasil ainda faz buscas pelos corpos de outros três homens que estavam no barco.

Os pescadores foram encontrados a cerca de 80 quilômetros da costa, na altura da cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro. Foram mais de 15 horas de viagem até chegar a Itapemirim, às 6h30 desta quinta. Eles passaram por exames e seguem em observação no Hospital Menino Jesus, no município.

Os sobreviventes contaram que, por volta da meia noite, a embarcação bateu em algo que perfurou o casco do barco. Em seguida, acionaram via rádio outras embarcações pedindo por socorro. O drama aumentou quando a ajuda não chegou, o barco virou e todos se apoiaram a uma bobina de madeira.

Horas mais tarde, a fadiga abateu três dos tripulantes, os mais jovens. Pablo Souza Amaral, de 22 anos, Wanderson Batista Gomes, 18 anos e Cleidson, de 19 anos. Segundo os sobreviventes, eles não resistiram ao frio e às condições extremas de cansaço. Para ele, manter a tranquilidade foi fundamental no momento mais difícil.

O também sobrevivente Jaciélio de Souza, irmão do mestre da embarcação Kairós, falou sobre o alívio ao ver a embarcação Laizinha II, que os resgatou. “A salvação foi essa embarcação. O helicóptero já estava indo embora. Quando vi o barco fui nadando até eles. Bati forte com os pés na água para verem o reflexo no sol. Um pescador no barco gritou. Quando ele acelerou o barco foi um alívio”, relembra.

Segundo a Marinha do Brasil, a embarcação "Laizinha II" foi usada no resgate dos três sobreviventes. Nesta quarta-feira (26), uma operação de busca e salvamento foi montada, mobilizando o Navio-Patrulha “Macaé”, sediado no Rio de Janeiro, uma lancha com equipe de salvamento da AgSJBarra e um helicóptero da força aeronaval, além embarcações pesqueiras que encontravam-se na área.

As buscas pelos três pescadores desaparecidos continuam, segundo a Marinha. Eles moravam na localidade do Gomes, interior de Itapemirim. As causas do acidente e as responsabilidades serão apuradas em Procedimento Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil.

Por Vida Diária: G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.