:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia - SINDPOC iniciou nesta semana, uma campanha para que os policiais assinem o “Requerimento de Desistência” da prestação do serviço durante o carnaval baiano de 2018. Nesta quarta-feira (09), os policiais civis dos municípios de Ilhéus e Itabuna, assinaram o Requerimento, em Porto Seguro as assinaturas aconteceram nesta quinta-feira (10), em protesto aos valores que são pagos pelas diárias e horas extras dos policiais civis no carnaval.

A assinatura do Requerimento de Desistência significa que a categoria não pretende aderir à escala do carnaval que é imposta pelo Governo do Estado.  Além dos valores pagos pelos dias trabalhados durante o carnaval, os servidores reivindicam o decreto de promoção, os reajustes lineares dos anos de 2016 e 2017 e o Projeto de Reestruturação das Carreiras encaminhado pelas entidades da Polícia Civil à SAEB.  Até o momento, o Governo do Estado não demonstrou disposição em negociar com os servidores.

O SINDPOC irá realizar reuniões e mobilizações em todas as Coordenadorias do interior baiano, nas  delegacias de Salvador e região metropolitana para discutir a possibilidade de não aderência à escala do carnaval.

O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, esclarece que o Requerimento de Desistência não possui caráter de greve e nem de paralisação. O sindicalista destaca que os policiais irão manter os serviços de acordo com a carga horária normal de 40 horas semanais. O impasse consiste na aderência à escala do carnaval que é imposta pelo Governo do Estado. A categoria questiona os valores pagos pelas diárias e horas extras durante a festa carnavalesca.

”Esse quadro reflete a gestão ruim da Secretaria de Segurança Pública que, atualmente, alega não possuir recursos nem para comprar água mineral para as unidades policiais. O Governo do Estado deve rever a forma como administra a Segurança Pública e ter maior sensibilidade com os policiais que diariamente doam suas vidas em defesa da sociedade”, protesta Marcos Maurício. O baixo efetivo da Polícia Civil que, atualmente, encontra-se com menos de 7.500 servidores, e o ideal seria em torno de 15.000 policiais civis ativos. Por isso, a categoria trabalha com cargas horárias excessivas chegando a 120 horas extras por mês.

O carnaval da Bahia está previsto para ser realizado nos seguintes municípios: Caravelas, Prado, Mucuri, Alcobaça, Porto Seguro, Cabrália, Belmonte, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré, Barra Grande, Morro de São Paulo, Itabuna, Valença, Juazeiro, Salvador e região metropolitana.

Por Vida Diária: Andressa Lima/ Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.