:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) apreendeu na tarde desta quinta-feira (25) um adolescente de 17 anos suspeito de vender documentos falsos pela internet. Com ele, os policiais encontraram uma grande quantidade de diplomas e históricos escolares, papéis em branco para impressão de documentos, computadores e impressoras. Até um bloco de atestado médico com carimbo de um profissional que trabalha na Prefeitura de Sorocaba foi apreendido.

De acordo com o delegado titular da DIG, Acácio Aparecido Leite, o caso começou a ser investigado por causa de um post do adolescente em uma página de vendas no Facebook. Na postagem, o adolescente oferecia histórico escolar ou certificado de vários cursos em 24 horas pelo preço de R$ 80. "Fizemos a simulação da compra de um documento e acabamos apreendendo o adolescente no momento da entrega em um shopping da cidade."

O motorista de um aplicativo de transporte, que acompanhava o menor durante as entregas, foi detido, mas liberado depois de ser ouvido. "Ele alegou apenas prestar o serviço de transporte, que não sabia de nada nem fazia parte do esquema. Mas ainda iremos investigar a participação dele no caso", diz Acácio.

Ao ser detido, o menor disse aos policiais que apenas entregava os documentos e que teria um patrão. Mas a polícia encontrou todo um aparato montado na casa dele, como computadores, impressora e folhas em branco, que possibilitava a fabricação de todos os documentos falsos.

Entre os papéis apreendidos estão diplomas universitários, históricos escolares de várias instituições, holerites e até certificado de formação de bombeiro civil.

Depois de ser ouvido, o adolescente foi liberado na presença de uma tia, que é sua tutora desde a morte de seus pais. A polícia vai investigar agora a participação de outras pessoas no esquema e se as pessoas cujos nomes estão nos documentos falsos se beneficiaram da fraude.

O menor vai responder por ato infracional por falsificação de documentação.

Por Vida Diária/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.