:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Fruto de uma parceria entre a Polícia Militar e a direção do colégio municipal Governador Paulo Souto, em Porto Seguro, o Projeto Luta Cidadã, que é desenvolvido há quase três, já começa a apresentar bons resultados. No último sábado (17), o jovem Yuri Lucas Gamarra, 16 anos, conquistou a terceira colocação na categoria sub-18 (masculino - médio até 81 kg), na 1ª etapa do Circuito Baiano de Judô.

A competição, que reuniu cerca de 700 atletas baianos de alto desempenho dentro da modalidade esportiva, foi realizada no Centro Pan-americano de Judô, na cidade de Lauro de Freitas.

O projeto

Implementado em setembro de 2015, por meio da união da direção do colégio municipal com policiais da Base Comunitária de Segurança do Baianão (BCS-Baianão), o Luta Cidadã busca apresentar alternativas para afastar os jovens estudantes do assédio do tráfico de drogas e, ao mesmo tempo, ensiná-los noções de boas condutas sociais.

Hoje com aproximadamente 40 alunos, o projeto oferece aulas de judô que são realizadas na unidade escolar por instrutores da Polícia Militar. “Já são conseguimos notar a redução das ocorrências de más condutas entre os alunos e um melhor rendimento escolar dentro das salas de aula”, informou a direção da unidade escolar.

O instrutor e policial militar, o soldado Victor Henrique Santos de Araújo, responsável pelas aulas de judô, informou que nesses quase três anos de projeto diversos alunos apresentaram evolução de comportamento dentro da sociedade. “O esporte exige uma disciplina dos atletas e notamos que isso tem refletido na mudança de comportamento de nossos alunos. A participação deles nas aulas de judô depende do desempenho escolar e isso também já está refletindo em um saldo positivo”, comemorou o soldado.

Com os resultados já alcançados, os organizadores do Luta Cidadã revelaram que estão empenhados em encontrar novas estratégias para conquistar o engajamento de mais jovens. “Também se discute a ampliação do projeto, levando ainda mais serviços e atividades para os jovens do complexo de bairros Baianão”, disseram os organizadores.

Por: Vida Diária/Radar64.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.