:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na manhã desta quarta-feira (18), em solenidade aberta pelo Comandante Geral da PMBA, Cel PM Anselmo Alves Brandão, o Comandante da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) e o Cap PM Ednilson dos Santos, apresentaram o projeto de Vídeo Simulador de Uso da Força e Decisão de Tiro, no Instituto Anísio Teixeira em Salvador.

A CAEMA representou o Comandante de Policiamento Especializado, Cel PM Humberto Costa Sturaro Filho, sendo selecionada entre as 37 unidades do CPE. Para apresentação ao púbico, apenas três unidades da PMBA foram indicadas.

A apresentação foi transmitida por vídeoconferência para todo o Estado da Bahia, sendo elogiada pelo Comandante Geral.

O programa Boas Práticas Operacionais 2018 da Polícia Militar da Bahia,  seleciona iniciativas que contribuam para a melhoria da segurança pública.

 

O Vídeo Simulador de Uso da Força e Decisão de Tiro é uma ferramenta utilizada na formação de profissionais de segurança pública. Com ela o aluno é estimulado a aplicar os conceitos do uso diferenciado da força nos seus diversos níveis, objetivando o desenvolvimento e aprimoramento da verbalização, a adoção de conduta reflexiva sobre o processo decisório de utilização da arma de fogo como último recurso, a aplicação dos princípios da proporcionalidade e moderação.

 A tecnologia é de baixo custo, quando comparada com outros simuladores, já capacitou Policiais Militares, Agentes Penitenciários, Policias Civis, sendo bem recebida e elogiada pelos profissionais.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Cap PM Mota Lima e segundo o Comandante da CAEMA, “a aplicação de novas tecnologias no treinamento objetiva a prestação de um serviço de segurança pública de excelência, sendo esta uma das metas do Comandante Geral da Corporação, definida no Plano Estratégico da PMBA rumo ao Bi-Centenário.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.