:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nova Viçosa, 23 de outubro: Nos dias 22 e 23 de outubro, a Companhia de Ações Especiais em Mata Atlântica (CAEMA) recebeu em sua sede administrativa e operacional, situada em Posto da Mata – Nova Viçosa, a visita técnica do 5º Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel (CRTM), pertencente ao 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Belo Horizonte-MG.

 

O turno, composto por 39 policiais militares da coirmã mineira, foi recepcionado na área cívica pelo Comandante da CAEMA, Major PM Pontes, onde foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e os procedimentos diários da Unidade de Operações Especiais (UOE). Em seguida, o Capitão PM Mota Lima, Subcomandante, realizou uma apresentação no auditório da UOE, sendo exibidos o Vídeo Institucional da PMBA e o curta-metragem “Das Volantes à CIPE-Caatinga”, em que conta a história da origem das Companhias Independentes de Policiamento Especializado, chegando à história da CAEMA (sua missão, estrutura, atividades e resultados operacionais), e finalizando nos eventos educacionais da UOE. Os alunos puderam ob servar apresentações realizadas pelo efetivo da UOE, com as seguintes atividades: doutrina de patrulhamento rural; doutrina de abordagem policial em ambiente rural com viaturas em comboio; doutrina de operações com cães; e, doutrina de choque ligeiro.

 

Além das apresentações, houve demonstração da técnica e doutrina da UOE, os alunos foram submetidos a oficinas, com as quais tiveram instruções com carga horária de 15 horas-aula sobre os seguintes temas: Abordagem policial em ambiente rural; ações de choque ligeiro; ações de contra emboscada em viatura; fogo e movimento; rompimento lateral; patrulha rural (atividade simulada); e, uso da força e decisão de tiro (vídeo simulador).

 

Todas as oficinas foram coordenadas por especialistas, com cursos nas áreas de Ações Táticas Especiais, Operações Rurais, Instrutor de Técnicas de Abordagem Policial, Comando em Operações de Choque e de Operações com Cães, evidenciando o alto nível dos profissionais que compõem o efetivo desta especializada. No ano, esta já é a segunda visita realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais, evidenciando o bom nível de integração entre as corporações, fomentando o compartilhamento de conhecimentos e doutrinas. Esta ação também tem como objetivo contribuir com as metas esta belecidas pelo Comando-Geral da PMBA, no Plano Estratégico 2017-2025, rumo ao seu bicentenário.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.