:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma cerimônia marcou a instalação da Ronda Maria da Penha em Teixeira de Freitas com a capacitação de policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar que vão atuar no projeto. Participaram da cerimônia, militares e oficiais oriundos da 44ª CIPM/Medeiros Neto; 89ª CIPM/Mucuri e da 88ª CIPM/Alcobaça, 13º BEIC/ Teixeira de Freitas, além de representantes de órgãos ligados à defesa da mulher. Durante quatro dias, no período de 11 a 14 de novembro, os policiais receberam as instruções finais da capacitação de gênero, legislação, protocolos e técnicas aplicadas à Ronda Maria da Penha, estudo de casos e, na prática, fizeram visitas orientadas à algumas mulheres que têm medidas protetivas na cidade de Teixeira de Freitas.

O curso final foi ministrado pela major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha na RMP – Região Metropolitana de Salvador. A major Denice Santiago, uma oficial de 47 anos, que comanda a Ronda Maria da Penha (RMP), unidade da Polícia Militar da Bahia criada em março de 2015 para acompanhar mulheres sob medida protetiva judicial -, brasileiras que enfrentam o machismo e a brutalidade de companheiros, pais, irmãos e vizinhos. Com exatos quatro anos de funcionamento, essa operação vem chamando a atenção de pesquisadores e de outras corporações policiais pelos bons resultados -, que parecem dever algo ao carisma e à obstinação de sua comandante.

Ainda fazem parte da equipe de capacitação o 1º Sargento Djair Moura e a soldado Joélia Santos. A titular da DEAM - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher em Teixeira de Freitas, delegada Viviane Scofield, foi uma palestrante convidada que discorreu sobre a legislação relativa ao tema. A cerimônia de entrega de certificados aos participantes do curso de capacitação da Ronda Maria da Penha foi realizada na tarde de quinta-feira do último dia 14 de novembro, no auditório do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), onde também ocorreu a capacitação dos militares envolvidos no projeto.

Durante o evento, a major Denice Santiago reafirmou o compromisso da Ronda Maria da Penha em defesa da mulher e apresentou um slide com um breve conteúdo programático da capacitação. O major Silvio Nunes, comandante a 87ª CIPM, enfatizou que dará o suporte e a independência necessária para que a ronda dê atenção e acompanhe a mulher vítima de violência. A promotora de justiça Graziela Junqueira Pereira, titular da 3ª Promotoria Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas enalteceu a iniciativa da Polícia Militar, destacando que as mulheres assistidas pelo projeto se sentirão mais seguras.

A vereadora Erlita Freitas (PT) que também é vice-coordenadora do Território de Identidade do Extremo Sul, considerada como a mãe do Projeto Ronda Maria da Penha em Teixeira de Freitas, usou da palavra para enaltecer o governo Rui Costa e o comando da Polícia Militar da Bahia pela implantação do Projeto Ronda Maria da Penha, que a parlamentar vinha perseguindo desde 2017 para que fosse implantado na cidade. Em março de 2018, a vereadora Erlita Freitas se reuniu em Salvador, com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão, quando lhe entregou a proposição sobre a implantação da Ronda Maria da Penha na cidade de Teixeira de Freitas. E se reuniu duas vezes com a major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha na RMP – Região Metropolitana de Salvador.

Para a vereadora Erlita Freitas, a “Ronda Maria da Penha” é o grande presente do Governo do Estado às mulheres baianas e demonstrou seu intenso contentamento com a conquista do núcleo para Teixeira de Freitas, que tanto buscou. “Assédio, medo, humilhação, controle, espancamentos e morte. A violência contra a mulher compreende uma variedade de ações que vão desde o assédio psicológico à violência física. Em maior ou menor grau, mulheres brasileiras e baianas, diariamente, se tornam vítimas de violência e agressões apenas pelo fato de serem mulheres. Enquanto homens morrem por homicídios e por brigas, sobretudo, nas ruas, mulheres sofrem violência e morrem de forma silenciosa, dentro de suas próprias casas”, salientou Erlita Freitas.

O advogado Matheus Silva Bastos, da Defensoria Pública Estadual na Comarca de Teixeira de Freitas, elevou a ação preventiva da ronda. O secretário Municipal da Assistência Social, Gilberto Silva Santos, o “Gilberto do Sindicato” disse que será parceiro “nesse embate em defesa da mulher”. A delegada da DEAM, Viviane Scofield, defendeu a existência de um defensor público exclusivo para atender mulheres vítimas de violência. Já o comandante da 87ª CIPM pontuou: “Tivemos uma redução em 36% nos crimes de homicídio em referência ao ano passado, no período de janeiro a novembro, e a Ronda Maria da Penha, com sua ação preventiva, nos ajudará ainda mais a diminuir a criminalidade no nosso município”, garantiu o major Silvio Nunes, dizendo que “a ronda nasce em berço de ouro”, para ilustrar a boa parceria que, segundo ele, a Polícia Militar tem com o Poder Judiciário, Ministério Público e todas as demais instituições que trabalham na segurança pública e na promoção social.

 

Por: Vida Diária / TH

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.