:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 28 de janeiro: As Polícias Civil e Penal da Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (27), uma paralisação contra a Reforma da Previdência Estadual, que é a PEC 159/2020. Com isso, para lutar por um regime previdenciário que atenda às peculiaridades das atividades exercidas pela classe, o SINDPOC-BA (Sindicato dos Policiais Civis da Bahia) estabeleceram essa manifestação de 02 dias (segunda e terça).

A paralisação foi implementada após uma reunião da Assembleia Geral Extraordinária dos Policiais Civis e Penais da Bahia, ocorrida no dia 21 de janeiro de 2020. Todos os policiais civis lotados na capital e interior deverão comparecer às suas unidades (locais de trabalho), ficar em frente aos departamentos, coordenadorias e delegacias territoriais, onde permanecerão mobilizados durante todo o período da paralisação. Exceto, os aposentados, os quais estiverem de folga, até mesmo os policiais de férias, deverão comparecer na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela manhã e tarde, para juntar-se ao movimento paredista, conforme acordado em assembleia.

O SINDPOC orienta que a classe siga algumas orientações gerais, veja abaixo:

-Policiais Civis: Utilização das viaturas só em casos de diligências relacionadas a crimes em flagrante, audiência de custódia e levantamento cadavérico, ficando todas as viaturas recolhidas ao pátio da unidade; usar camiseta preta da polícia civil durante a mobilização; o SINDPOC disponibilizará assistência jurídica para resolver eventuais alterações durante a mobilização; as delegacias deverão atender aos flagrantes e casos de maior gravidade, tais como: latrocínios, homicídios, estupros, ocorrências envolvendo crianças, adolescentes, idosos e Lei Maria da Penha, além daquelas ocorrências em que  julgar imprescindível a intervenção imediata da Polícia Civil; serão mantidas as Audiências de Custódia e a escolta de presos para o presídio; não se fará escolta de presos para hospitais ou consultas ambulatoriais; não haverá visita aos presos; não haverá banho de sol; não haverá atendimento aos policiais; não se fará atendimento aos advogados e aos oficiais de justiça, salvo para cumprimento de alvará de soltura; e, casos eventuais serão analisados individualmente pela diretoria do sindicato.

-Peritos técnicos: somente serão realizadas as perícias e exames relacionados aos casos de autos de prisão em flagrante e levantamentos cadavéricos; e, não serão realizadas perícias nos pátios das delegacias, exceto as perícias solicitadas pelas DT’s nos casos de autos de prisão em flagrante e levantamento cadavérico.

O sindicato ainda faz uma observação, qualquer ação por parte de chefia ou servidor que vise impedir ou proibir a adesão à paralisação deve ser informada em caráter de urgência à diretoria do SINDPOC-BA e seus diretores regionais, para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.