:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Após assumir o Comando da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar, (87ª CIPM), responsável pela polícia ostensiva nesta cidade de Teixeira de Freitas, peço licença para encaminhar a todos da comunidade a seguinte mensagem:

A polícia é da sociedade, e não é uma instituição voltada para repressão. É um instrumento de pacificação dos conflitos, de garantia da democracia, dos direitos individuais e coletivos. Embora seja força, é uma força a serviço da lei. A qual deve ser usada no mais absoluto limite que ela nos impõe.

Assim, atuaremos com transparência, respeito às leis, isenção, eficiência, eficácia, rigor, honestidade, simplicidade e, sobretudo, o respeito às pessoas. Esses princípios, aliados a fé em Deus, sempre nos nortearão.

Durante o período em que estiver à frente do Comando, não serão apenas com palavras que  definiremos as ações de policiamento ostensivo em nossa Cidade, mas com a capacidade de identificar o inimigo, combatê-lo, e nunca se pacificar com ele.

Também não buscaremos ser protagonistas na proteção da comunidade; trabalharemos com as demais instituições encarregadas de aplicar a lei para fazer parte de um sistema forte e harmônico dentro do conjunto da sociedade.

É importante dizer também que o crime é uma ferida do tecido social. Por ser uma ferida social é de fato um problema da comunidade, nasce na comunidade. Daí carece a atenção de todos na busca pela solução do atual quadro de insegurança pública que assola as cidades brasileiras.

Para prevenir e enfrentar o crime é preciso o aprimoramento das ações, investimentos constantes e principalmente o compromisso de todos, porque a parte da PM é importante no processo, mas é apenas uma parte.

É preciso esclarecer que o objetivo último, final, de nossa política de segurança ostensiva não será o de erradicar o crime; buscaremos o seu mais absoluto controle precipuamente através da prevenção. Todos sabemos que o total extermínio da criminalidade é algo utópico.

É necessário ainda estarmos vigilantes e cautelosos ao fato de que não haverá paz sem a polícia, porque nenhum país prospera sem ordem e sem o cumprimento da lei. E, é a polícia quem detém a missão principal de garantir a ordem,  uma polícia fraca somente interessa a criminosos.

Sem desconsiderar nossos erros, porque somos humanos, sem esquecer nossas limitações, tenham certeza que a Polícia Militar estará sempre disposta, mesmo com risco da própria vida, a proteger todas as crianças, mulheres e homens de bem que estejam nesse munícipio.

Somente unindo forças, cooperando, interagindo, ainda que no anonimato, que seremos capazes de nos desvencilhar das armadilhas de audaciosos delinquentes e de suas artimanhas. 

 

Deus abençoe a todos!

Teixeira de Freitas, 04 de março de 2021.

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO.

 

 

TEN CEL PM ANACLETO FRANÇA

COMANDANTE 87ª CIPM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.