:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nova Viçosa, 26 de setembro: Na última sexta (24) e sábado (25), a CIPE/Mata Atlântica recebeu a visita técnico do I Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel (CRTM), do 42º BPM/Curvelo, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), comandado pelo Tenente Coronel PM Marcos Eliezer das Dores. A formação foi realizada na sede da CIPE, em Posto da Mata, distrito do município de Nova Viçosa-BA.

O turno foi composto por 40 policiais militares da PMMG, os quais foram recepcionados na área cívica, onde foi feito o hasteamento do Pavilhão Nacional.


Na sequência, o Major Anilton Silva de Almeida, Comandante da CIPE/MA, apresentou o curta-metragem “Das Volantes à CIPE/Caatinga” e abordou o histórico desta unidade especializada (UOE), sua missão, visão, valores, estrutura, atividades, operações, instruções, característica da região, criminalidade e as dificuldades do policiamento de divisas. 


Ao final, o Major exibiu vídeo com mensagem de acolhimento gravada pelo Coronel Manuel Paulo Muniz Júnior, Comandante do CPE, que desejou boas-vindas aos alunos, agradeceu pela visita e os elogiou pela coragem e dedicação em se aperfeiçoarem para melhor prestação do serviço público.


Além de estender a mensagem de apreço ao comandante do 42º BPM e ao Comandante da 14ª RPM, Coronel César William Passos.


Logo após, os policiais da CIPE/MA realizaram demonstrações de patrulha rural, choque rápido e abordagem em ambiente rural, da forma como são executados regularmente.


No fim das apresentações, os alunos do I CRTM realizaram 8 oficinas, as quais foram coordenadas por especialistas nas áreas de Ações Táticas Especiais, Operações Rurais, Patrulhamento Tático Urbano, Instrutor de Técnicas de Abordagem Policial, Comando em Operações de Choque, Operações com Cães e pelo Sargento RR Edmilton Damascena, ex-integrante do PELOPES 3/BPCHC (1982), TOR/BPRV.

As oficinas foram elencadas da seguinte forma: Choque Rápido, Patrulhamento Rural, Uso da Força e Decisão de Tiro (Vídeo Simulador), Balística e Combate Veicular, Abrigos e Armadilhas, Pista de Reação, Rádio Patrulhamento Tático e Oficina de Contra Emboscada com Tiro Real. Enfim, todas buscaram desenvolver atitudes positivas frente a situações reais do serviço policial militar.

Os coordenadores do curso, Capitão Hermes Antônio Cabral de Oliveira e o 1° Tenente Adriano de Alencar Lopes, entregaram uma placa e um diploma ao Major Anilton Almeida, bem como aos instrutores, que em retribuição lhes presentearam com um “souvenir”.

O Comandante da CIPE/MA encerrou as atividades destacando a importância da integração entre a polícias militares de Bahia e Minas Gerais e o compartilhamento de conhecimentos e doutrinas, lembrou dos esforços do Comando do CPE e do Comandante Geral da PMBA, Coronel Coutinho, para esses tipos de ações e destacou os objetivos estratégicos OE5 e OE7 do Plano Estratégico 2017-2025, a PMBA Rumo ao seu Bicentenário.

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram, através do @cipe_mataatlantica.


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.