:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Eunápolis: O Ministério Público da Bahia informou que ingressou com ação civil pública contra o Município de Eunápolis e o prefeito da cidade, José Robério Batista de Oliveira, pedindo em caráter liminar a anulação da nomeação do irmão dele e da filha para cargos públicos. No final de julho, o órgão já tinha recomendado a exoneração dos dois e deu prazo de 10 dias para isso, mas como a prefeitura não cumpriu a recomendação, o MP resolveu ingressar com a ação.

O irmão do prefeito, Laurêncio Emanuel Batista de Oliveira, é o atual secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município. Já a filha, Larissa Santos Oliveira, é a secretária de Assistência Social. Os secretários também foram acionados, informou o MP.

De acordo com os promotores de Justiça Dinalmari Mendonça Messias e Luiz Ferreira de Freitas Neto, "as nomeações ferem os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e eficiência, configurando a prática de nepotismo".

Na ação, o Ministério Público pede também que a Justiça condene o município a não nomear em cargos comissionados para sua estrutura administrativa, neste ou em mandato futuro, qualquer pessoa que tiver parentesco, de até terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, do prefeito e vice-prefeito, sob pena de multa.

Em nota, a prefeitura informou que, atendeu parcialmente a recomendação do Ministério Público, exonerando a servidora Marta Edir. A administração, entretanto, não informou de quem a servidora exonerada era parente. Informou ainda que, quanto à secretária Larissa Oliveira e o secretário Lourenço Batista, a prefeitura solicitou reconsideração, visto que os mesmos são agentes políticos, levando em consideração jurisprudências do STJ, STF e TJ/BA.

Ainda segundo a prefeitura, até o momento, eles não foram notificados a respeito da análise da reconsideração. A administração municipal disse que, assim que a notificação chegar, eles analisarão junto à Procuradoria Municipal o posicionamento que devem adotar.

 

Por: Vida Diária/ G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.