:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na noite desta segunda-feira (21) aconteceu no plenário da Câmara Municipal uma audiência pública abordando temas referentes ao sistema de Transporte Público da cidade e distritos. O evento, proposto pelo vereador Jonathan Molar, contou com a participação de vereadores, representantes de sindicatos e estudantes. O relatório das proposições feitas durante a audiência será apresentado na reunião interna da Câmara nesta quinta-feira (24).

A audiência pública é instrumento de grande eficiência em termos de sensibilização e mobilização dos diversos setores de uma comunidade em torno de determinadas questões, ao mesmo tempo em que permite que a própria comunidade expresse seus anseios e opiniões, proporcionando subsídios aos órgãos incumbidos de propor soluções.

Com o intuito de promover o diálogo entre as autoridades envolvidas e a sociedade civil, a audiência pública sobre o Transporte Público foi presidida pelo vereador Jonathan Molar, e na composição da mesa os vereadores Sargento Berg, Erlita Freitas e Marcílio Goulart, bem como representantes da classe estudantil, as estudantes Letícia Ferreira da UFSB e Samira Santos do Ruy Barbosa, o advogado Abimael Borges Sampaio, subprocurador da Câmara Municipal, e o senhor Jean Santos, presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos do Extremo Sul – Sinditaxi. Foram convidados os representantes do Poder Executivo, Secretaria de Administração, Assistência Social, Educação e Infraestrutura, porém, não compareceram, assim como representantes da empresa Santa Clara.

O vereador Sargento Berg, representando a mesa diretora da Câmara Municipal, afirma que o legislativo está envolvido nas questões do Passe Livre, do contrato de prestação de serviços entre prefeitura e a empresa Santa Clara e que os vereadores apoiam a causa. “É importante ouvir os estudantes, ver suas demandas e levar ao conhecimento e cobrança dos poderes Legislativo e Executivo, a fim de sanar tais problemas”. Conclui.

A vereadora Erlita Freitas diz que o direito dos estudantes vem sendo tirado de forma brusca, direito garantido desde 2013 e que não está sendo cumprido. “A preocupação é com os alunos que vêm de famílias que recebem salário mínimo ou de pais desempregados e sem condições, que estão deixando de frequentar as aulas por falta do benefício. Estamos aqui para defender essa bandeira, e apoiamos a luta dos estudantes”. Afirma a vereadora.

O vereador Marcílio Goulart ressalta a importância da participação dos cidadãos nos temas que norteiam os serviços essenciais da cidade, e que a audiência pública é o melhor mecanismo para ouvir a sociedade, entender as demandas, colocar em pauta no legislativo para discutir com o executivo, buscando sempre a melhoria da qualidade desses serviços de forma que atenda bem à população.

Para a estudante Letícia Ferreira da Silva, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes - DCE Carolina de Jesus UFSB é a oportunidade de fazer o exercício da democracia, uma vez que todos os presentes puderam se expressar. “Estamos felizes com a repercussão que o movimento teve desde o seu início, conseguimos dialogar com todos os poderes, em todas as instâncias, com exceção do prefeito, mas percebemos que está surtindo efeito esse diálogo. Iremos participar da reunião interna da Câmara para apresentar a pauta dessa audiência, e a partir de agora a Comissão dos Estudantes irá acompanhar de perto as ações legislativas e executivas no município, para buscar medidas alinhadas às necessidades do povo”. Finaliza.

De acordo com o vereador Jonathan Molar, houve um diálogo democrático entre os presentes. “Tivemos uma participação considerável dos estudantes, com boas ideias, com criticidade, cabeças pensantes da nossa sociedade, da nossa educação. A próxima ação é apresentar o documento ao legislativo e junto, ao executivo, que não se fez presente hoje, ainda que tenha sido convidado. Enfim, que as políticas públicas possam caminhar, tanto a do Passe Livre, como mudanças maiores no Transporte Público Municipal. Estamos aqui para impulsioná-las”. Conclui o vereador. 

Por: Vida Diária/ Andressa Lima.

Fotos: Urislan Silva.

Matérias relacionadas:

Em manifestação pacífica, estudantes fazem protesto em frente à Prefeitura

Manifestação de estudantes agita a Câmara Municipal

Estudantes se mobilizam para reivindicar o retorno do Passe Livre

Tarifa do transporte público em Teixeira de Freitas sofre reajuste neste domingo (02)

Passe Livre é cortado e o benefício não será disponibilizado neste ano

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.