:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!


Nova Viçosa: Em agenda a Salvador, o presidente da Câmara de vereadores de Nova Viçosa, vereador José Anastácio (DEM), protocolou junto a Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia, que tem como gestor da pasta o Ex-governador e amigo do artista plástico e ambientalista Frans Krajcberg, Jaques Wagner, o requerimento que demanda sobre a necessidade de urbanizar a BA 998 no trecho que compreende a entra da cidade até a altura do Museu Frans Krajcberg. No requerimento Anastácio cita a necessidade de uma ciclovia, iluminação e uma rotatória para possibilitar que o museu venha ser integrado de fato à cidade.

O Museu Krajcberg, criado via Projeto de Lei - Fundação Museu Frans Krajcberg -, ainda na gestão de Jaques Wagner como governador do Estado da Bahia, é um instrumento que tem o objetivo de preservar o acervo do ambientalista polonês de 96 anos, há mais de 60 na Bahia, radicado no sítio Natura, município de Nova Viçosa. “O acervo de Frans Kracjberg é composto por mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes que precisam ser vistos não somente por turistas das mais diversas partes do mundo, mas também pelo povo de Nova Viçosa, que precisa ter o sentimento de pertença, ter orgulho e principalmente conhecer, pois você fala com maior propriedade e com mais orgulho daquilo que você conhece”, ressaltou Anastácio.

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, vê nessa iniciativa do presidente da Câmara de vereadores, José Anastácio, a síntese de como é importante para um município uma câmara que busca exercer na essência as funções para a qual foi eleita. “Oberve que nós temos cobrado celeridade nas obras do museu, mas nossa cobrança não contemplava essa ação de integração do museu a cidade, porque em algum momento não se considerou importante, mas veja que uma câmara que tem um presidente ‘antenado’ já consegue visualizar além do que estava posto, por isso, quero parabenizar o vereador e presidente da Câmara, Anastácio pela ousadia, e dizer que vamos endossar o requerimento dele e da câmara junto ao governador Rui Costa”, afirma o prefeito.

Frans Kracjberg é considerado um dos 10 artistas vivos mais importantes do mundo e o mais importante escultor do planeta Terra, além de pintor, escultor, gravador e fotógrafo, ele é o único brasileiro que possui um museu em Paris, na França. “Essas ações que pontuamos no requerimento, além de um embelezamento natural da rodovia, vai proporcionar um espaço extra de lazer para a cidade, uma vez que a comunidade usa o acostamento da rodovia para se exercitar, fazendo suas caminhadas ou pedalando, vamos aumentar a segurança uma vez que viabilizaremos uma iluminação adequada e acima de tudo, fazer com que o museu esteja dentro da cidade, pois a sua localização está distante 4 km de Nova Viçosa” concluiu o vereador Anastácio em sua justificativa para o requerimento.

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.