:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na sessão ordinária da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (01), o vereador Jonathan Molar apresentou o Projeto de Lei do Legislativo nº 43/2017, que dispõe sobre “a obrigatoriedade de utilização do Serviço Único de Saúde (SUS) dos agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo Municipal, cargos de chefia e de direção por indicação ou de confiança na Administração direta ou indireta, em caso de doenças ou enfermidades em consultas, exames laboratoriais, internações e procedimentos cirúrgicos, enquanto durar o mandato eletivo”.

Segundo Jonathan Molar, “já que político tem uma série de prerrogativas - foro privilegiado, inviolabilidade penal, entre outros, por que não ter esse dever também? Bem como na frase de Mahatma Gandhi: ‘Seja a mudança que você quer ver no mundo’. Nós [políticos] precisamos dar o exemplo, pois discurso sem exemplo é como cheque sem fundo, qual a validade?”

Na percepção do parlamentar, o quadro de precariedade da Saúde Pública somente vai ser alterado quando os agentes públicos eleitos forem obrigados a utilizar o serviço público hospitalar, ver de perto e passar pelos mesmos problemas enfrentados cotidianamente pelos cidadãos, como ficar na fila de espera aguardando a oportunidade de realizar um exame, por exemplo.

“Quem sabe motivamos as lideranças políticas a terem o dever de gerir bem o dinheiro público e de acabar com as filas na Saúde e demais irregularidades que você cidadão, presencia todos os dias!”, almeja o vereador.

Em âmbito federal, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5331/16, que obriga os agentes públicos eleitos para os poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a utilizar o serviço público hospitalar em caso de doença. Pela proposta, a obrigatoriedade será estendida aos parentes consanguíneos ou afins em 1º grau dos detentores dos cargos eletivos e valerá enquanto durar o mandato. O texto proíbe o ressarcimento de gastos hospitalares, bem como o pagamento de auxílio-saúde.

O vereador Jonathan Molar, ainda em seu discurso, explica que o projeto de lei só será aprovado caso a população ajude a aprová-lo, tanto no município, como no Congresso Federal, apoiando e pressionando os Poderes para a sua efetivação.

 Por Vida Diária: Andressa Lima/Câmara.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.