:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (12) que o governo vai aguardar até a próxima semana para reunir os 308 votos necessários na Câmara dos Deputados para aprovar a reforma da Previdência. Caso o governo perceba que não chegou ao número, a data da votação será definida em fevereiro, segundo o presidente.

Temer conversou com jornalistas no Palácio do Itamaraty, após almoço com o presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov. À tarde, ele recebeu líderes empresariais no Planalto para mais um evento em favor da aprovação da reforma.

Temer lembrou que a discussão do projeto no plenário da Câmara terá início na quinta-feira (14). O governo vai articular até terça (19) para verificar quantos votos dispõe. A aprovação da reforma exige dois turnos na Câmara.

"Se tiver os 308 votos, vai a voto agora. Caso contrário, se espera o retorno em fevereiro e marca-se data em fevereiro", disse Temer.

Segundo o presidente, o início da discussão vai ajudar a esclarecer os efeitos das mudanças previdenciárias. Ele voltou a destacar que trabalhadores rurais, idosos e pessoas com deficiência não serão impactados pela reforma.

“Acho que com a discussão nós vamos, na verdade, esclarecendo vários pontos. Vejo que há uma divulgação equivocada da Previdência Social”, afirmou.

PSDB

O governo trabalha para que partidos da base de apoio no Congresso fechem questão a favor da reforma. Assim, os deputados que ignorarem a decisão podem ser punidos e, inclusive, expulsos das legendas.

PMDB, PTB e PPS já fecharam questão. Na entrevista desta terça, Temer foi questionado sobre o PSDB. Perguntado se uma eventual decisão contrária dos tucanos poderia gerar um “incômodo”, o presidente demonstrou otimismo. "É uma questão do PSDB, mas todos lá estão trabalhando para o fechamento da questão", disse.

Por: Vida Diária/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.