:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas recebeu, na manhã desta quarta-feira, 05 de abril, a visita de uma equipe da cidade de Irecê para compartilhar experiências do desenvolvimento econômico entre os municípios, com foco na implementação do Distrito Industrial e a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

As apresentações técnicas ocorreram na sede do SEBRAE e contou com as presenças: Elmo Vaz, prefeito de Irecê; Pedro Sodré, secretário de Indústria e Comércio de Irecê; Edirlan Souza, gerente regional do SEBRAE de Irecê; João Marlon, presidente da CDL de Irecê; Paulo Freire, proprietário das Casas Freire de Irecê; Leo Brito, prefeito de Alcobaça; Temóteo Alves de Brito, prefeito de Teixeira; Flávio Guimarães, secretário de Desenvolvimento Econômico de Teixeira; Alex Brito, gerente regional do SEBRAE de Teixeira; Nivaldo Barros, presidente da CDL de Teixeira; e, João Pedro, gerente de negócios do Desenbahia de Teixeira de Freitas.

Durante a manhã houve a apresentação da parceria entre o SEBRAE e a Prefeitura de Teixeira, da implementação da Lei Geral e do planejamento da Secretaria de Desenvolvimento de Teixeira de Freitas. No decorrer da tarde, o prefeito Temóteo e sua equipe levaram os visitantes de Irecê para uma visita técnica no Distrito Industrial de Teixeira. Na ocasião, falaram sobre os antecedentes, motivação e estratégias para implantação do distrito, o modelo de gestão, os pontos fortes e principais gargalos enfrentados, o projeto arquitetônico e o modelo de atuação dos parceiros.

Temóteo disse que “a região está abrindo as portas para receber os empreendedores e a prefeitura está aqui para dar todo apoio”. Inclusive, buscando ainda mais empresários, a Prefeitura está dando 10 anos de isenção de todos os impostos para empreendedores que abrirem indústrias na cidade. Atualmente, segundo o prefeito, Teixeira é a maior produtora álcool, tem o maior rebanho bovino da Bahia e a maior bacia leiteira do nordeste.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, disse que estava bastante motivado a conhecer o Distrito Industrial, “tenho certeza que vamos aprender muito com o polo industrial”, disse, reconhecendo que Teixeira se tornou um polo regional para as cidades, assim como tem sido Irecê na sua região. Em Irecê, de acordo com o prefeito, houve superação dos períodos de seca e a cidade conseguiu se erguer através da agricultura, sendo grande produtora de cebola, cenoura, tomate e beterraba. Além de ter se tornado uma cidade polo no que tange serviços e comércio.

Flávio Guimarães, secretário de Desenvolvimento, Comércio, Ciências, Tecnologia e Turismo de Teixeira, fez uma apresentação da economia da cidade. Segundo ele, Teixeira tem mais de 20 mil pessoas empregadas no comércio. Abastece 13 cidades do extremo sul baiano, 10 do extremo norte capixaba e 12 cidades do nordeste mineiro. É o maior centro de saúde da tríplice fronteira.

Outro benefício em trazer uma empresa para Teixeira é o fato da cidade ser próxima de cidades litorâneas e turísticas, sendo o “portal de entrada para a zona turística da Costa das Baleias através do aeroporto 9 de Maio”, disse Flávio. Há a previsão da construção das sedes do SESC e do SENAI na cidade. Sem contar que, pesquisas apontam que as empresas de Teixeira tem uma média de sobrevivência acima da média nacional.

 

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.