:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nesta segunda e terça-feira, 10 e 11 de abril, foi realizada a sabatina com os secretários municipais de Teixeira de Freitas, pelos vereadores da cidade. A sabatina está prevista no artigo 72 da Lei Orgânica Municipal e no artigo 198, inciso III, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes no dia 10: Wander Augusto Policário (Chefe de Gabinete); Paulo Américo Barreto da Fonseca (Procurador Geral); e, Daniele Santos de Jesus (Controle Interno). Além desses, também foram sabatinados no dia 10, os seguintes secretários: João Carlos Vieira da Silva (Sec. Administração e Planejamento); Paulo Sérgio Brito (Sec. Finanças); Dorival de Almeida (Sec. de Agricultura); José Archângelo Depizzol (Sec. de Saúde); Tabajara Marques (Sec. de Infraestrutura); Gilberto Souza Santos (Sec. Assistência Social); Anderson Pinto (Sec. de Esportes); e, Leonardo Álvaro Vieira Pereira (Sec. de Segurança).

Para o dia 11 estavam previstos: Flávio Guimarães (Sec. de Desenvolvimento Econômico); Hermon Freitas (Sec. de Educação); Agnaldo Ferreira (Sec. de Habitação); e, Jorge Henrique Secomandi Rodrigues (Sec. de Projetos Estratégicos). O secretário Marcelo Matos (Meio Ambiente) não iria participar da sabatina por motivos de saúde, marcando, então, para outra data.

De acordo com o presidente da Câmara, Agnaldo Teixeira Barbosa, as perguntas são sobre a vida profissional dos secretários, como se encontra a pasta após esses quase quatro meses de nova gestão e sobre como eles pegaram a secretaria no começo do ano. Foi Agnaldo que indicou a criação dessa sabatina, no ano passado,  que foi aprovada e já está prevista na nova Lei Orgânica.

“Nós estamos entendendo todas as dificuldades, para que possamos fazer um relato e enviar ao prefeito da cidade o nosso parecer e também prestar contas para a sociedade”, disse o vereador. Ele ainda colocou que todas as pastas do município vieram com problemas e que agora os secretários vão ter que administrar visando sair desses problemas e mudar a situação.

Segundo Agnaldo, um dos principais problemas colocados pelos secretários é a falta de recursos. E um fato inusitado foi relatado pela Secretaria de Habitação e pela Procuradoria Geral do Município, que disse ter pegado todo arquivo da secretaria apagado, alegando que a gestão passada, ao sair, levou todo o arquivo, “o que é um crime”, enfatizou o vereador.

A sabatina foi realizada da seguinte forma: 3 minutos para pergunta dos vereadores seguidos de 3 minutos para a resposta do secretário; havia o direito à réplica de 1 minuto para o vereador e mais 2 minutos para nova colocação do secretário na mesma pergunta. No final, o secretário tinha 5 minutos para as últimas considerações. Alguns secretários chegaram à uma hora de sabatina, mas a maioria ficou em torno de 30 minutos.

Hermon Freitas, secretário de Educação, disse, em entrevista, que considera extremamente positiva essa sabatina, mesmo porque isso faz parte da evolução e profissionalismo da gestão pública.

Ele relatou que: “Peguei uma pasta das mãos de um secretário muito responsável, o senhor Ariosvaldo, que me deu todas as informações no processo de transição, mas ele já estava enfrentando uma série de problemas que foram heranças de gestões anteriores”.

E, por isso, frisou o secretário, que também existem problemas na pasta: “Estou assumindo uma herança de gestões com uma série de dificuldades, com uma série de dificuldades financeiras, por umas questões ligadas a funcionalismo, em especial dos professores, que o plano de carreira deles, equivocadamente, no passado, foi tomada uma série de decisões errôneas que está pesando muito para o município agora”. Por isso, Hermon procura administrar de uma forma bastante profissional, com traços de uma gestão privada, até mesmo para sanar os problemas financeiros da Educação municipal.

 

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.