:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Flávio Guimarães, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, convocou uma reunião com as associações de pequenos agricultores, Fíbria e supermercadistas da cidade, com o objetivo de fortalecer a economia local através da parceria entre eles.

A reunião ocorreu no Gabinete da Prefeitura de Teixeira de Freitas, por volta das 15 horas, e contou com a participação de 29 comunidades/associações da agricultura familiar, com representantes da Fibria e com o Chefe de Gabinete, o Sr. Wander Policário, que se comprometeu a organizar um projeto de lei para a criação da feira semanal da agricultura familiar.

Flávio disse que o dinheiro da agricultura familiar deveria circular na cidade. “Verificamos que, o que era produzido, era entregue ao atravessador, e por isso grande parte do dinheiro desses agricultores ficava com os atravessadores”, disse Flávio. “Hoje a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está fazendo essa ponte com o agricultor direto com os supermercados”, informou o secretário, fazendo que a produção dos agricultores seja vendida aqui.

Representando a Fíbria, esteve presente o Narcisio Luiz Loss, que trabalha na área de Sustentabilidade, com o PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural do Território do Extremo Sul). Ele disse que o PDRT iniciou com oito associações em 2011 e hoje conta com 33. São atendidas famílias em todo o eixo da BA 290 que liga Teixeira a Alcobaça e a BR 418 que liga Posto da Mata a Caravelas. Narcisio ainda explicou que esse programa foca os eixos: gestão, produção e comercialização dos produtos. Contando com auxilio de profissionais de cada área.

Luciano Cabral Porto, presidente da associação Nova Vida de Canabrava, informou que essa comunidade é carente e “fazemos de tudo para que as famílias tenham rendas melhores”. “Ouvindo o Flávio Guimarães falando, chega dar um arrepio na gente, pois a gente espera isso há muito tempo: entrar nesses supermercados em que as portas eram praticamente fechadas para nós e hoje entramos pela porta da frente com o apoio da Prefeitura de Teixeira, da Fibria da Polímata”, disse emocionado.

Canabrava é um grande produtor dos derivados de mandioca (farinha, goma fresca e seca, beiju de vários tipos). Conta com 120 farinheiras dentro da Comunidade, além daquelas em torno. Há 110 famílias registradas na associação de Canabrava.

 

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.