:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 04 de maio: Com a pandemia do Coronavírus, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia proibiu o atendimento presencial em algumas cidades, como é o caso de Teixeira de Freitas, mas o órgão procurou uma forma das pessoas continuarem a requererem o título ou qualquer outro serviço. Com isso, o TSE criou a ferramenta “Título Net”, a qual é disponibilizada através da internet, no site do órgão federal. A pessoa anexa alguns documentos, tira uma foto (selfie) e encaminha, bem prático.

Entretanto, muitos pré-candidatos estão se aproveitando disso, montando escritórios com o objetivo de atender a população e fazer os requerimentos, ou seja, uma forma de fidelizar o eleitor, o que é considerado um ato ilegal. A intenção do TSE é não ocasionar aglomeração.

Em vista disso, a Justiça Eleitoral da 183ª Zona Eleitoral (Teixeira de Freitas) informa aos grupos políticos, detentores de mandatos eletivos, futuros candidatos e população em geral que não é permitida a criação de postos privados para realização do “Título Net” no município de Teixeira de Freitas, bem como em seus Distritos e povoados. Podendo receber pena de 02 a 05 anos de prisão, pagamento de 05 a 30 dias de multa.

Com a criação do dispositivo, a população pode realizar alistamentos, transferências e revisões por título cancelado pelo ambiente virtual, no conforto de sua casa. Ainda mais se tratando de um ano de eleição municipal, nas vésperas do fechamento do cadastro eleitoral, não é recomendável que qualquer interessado em participar das eleições 2020 possa realizar este tipo de favor para o eleitor, devendo a Justiça Eleitoral velar pela integridade e moralidade do processo durante todo o ano.

É importante destacar que os eleitores que deixaram de comparecer ao recadastramento biométrico finalizado em 22 de fevereiro de 2019, na cidade de Teixeira de Freitas, não precisam solicitar a regularização dos títulos e poderão votar normalmente nas Eleições 2020.

Para acessar o “Título Net”, o cidadão deverá acessar o seguinte site: http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/titulo-net/titulo-net, onde preencherá os dados exigidos, anexar uma selfie, exibindo ao lado do rosto o documento oficial de identificação junto do seu requerimento.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia