:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, apontou as ações da gestão municipal e os investimentos que já tem sido realizados na área de Saúde da cidade durante pronunciamento oficial feito online. Na oportunidade, também respondeu a algumas perguntas feitas pela população. O momento teve participação do vereador Luizinho, numa ação de envolver Executivo e Legislativo em prol de mais trabalho e informação de qualidade para a população da cidade.

Em primeiro lugar, explicou como funciona o sistema administrativo de saúde, ressaltando que existem protocolos que precisam ser seguidos e que fazem muita diferença: “A saúde pública não precisa apenas atender, mas registrar e enviar para o Governo Federal e Estadual. Os nossos indicadores não estavam bons, mas a Atenção Básica conseguiu melhorar bastante este aspecto e agora estamos muito melhores. Isso é importante para que fique registrado que estamos atendendo, do que mais necessitamos e influencia nos recursos recebidos”.

Dr Marcelo apontou que em relação à vacinação, o objetivo é conseguir vacinar o mais rápido possível e que por isso as doses são disponibilizadas para a população assim que elas chegam em diferentes formatos, drive para pedestres e pessoas em veículos, nas Unidades Básicas de Saúde, e também com pré-cadastramento, caso de trabalhadores de saúde e de gestantes e puérperas.

“Infelizmente, tentamos o agendamento nas unidades e as pessoas estavam faltando, nos programávamos para uma demanda e ficávamos ociosos e isso atrapalha o andamento da vacinação. De todo modo, o nosso sistema de Tecnologia de Informação está desenvolvendo um agendamento digital eficiente para que possamos continuar vacinando um número alto de pessoas, mas de forma mais organizada”.

Ainda em relação à pandemia da Covid-19, o prefeito municipal defendeu que uma série de fatores das mais diferentes secretarias contribuiu para a diminuição no número de internações, depois de uma alta que o deixou bastante preocupado. Campanhas de conscientização na mídia, ações diretas nas ruas promovidas pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Fiscais de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, interdição de locais que não estavam cumprindo as medidas de distanciamento social e a própria vacina.

Houve também o aumento dos leitos de enfermaria do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas totalmente dedicados à Covid-19, passando de 10 para 20, o que possibilitou uma tranquilidade maior para a Unidade de Pronto Atendimento. A UPA 24h tem registrado um número de internações bem menor, e o gestor ressaltou que seu desejo é que com o avanço da vacinação, tenhamos em breve os hospitais sem nenhum internado por Covid-19.

Em relação ao atendimento médico nas UBS, o prefeito disse que existe um problema de falta de médico para contratar no momento: “Já fizemos a oferta não só na Bahia, mas em Minas e no Espírito Santo, convocando colegas médicos que queiram trabalhar em nossos postinhos. Por isso, temos feito uma flexibilização, às vezes o médico só pode uma ou duas vezes na semana, e fazemos este contrato para que a população não fique totalmente desassistida, mas continuamos diariamente na tentativa de conseguir mais profissionais para a cidade”.

Foram ressaltados também novos serviços de saúde, como a fisioterapia nas UBS Novo Jerusalém e Estância Biquine, acupuntura, pilates, osteopatia, tratamento para quem teve paralisia facial, e serviços que foram retomados, como realização de exame de carga viral de HIV no CTA, entrega de colírios para tratamento de glaucoma, atividades dos Agentes Comunitários de Saúde.

Em relação a novas estruturas, o prefeito destacou três inaugurações que foram realizadas neste primeiro semestre: “Reformamos, fizemos a parte de saneamento mobiliamos e de fato entregamos a UBS do Ouro Verde para a população. Também inauguramos o Laboratório Municipal, que funciona dentro do HMTF, ofertando exames com rapidez e qualidade e além disso com um custo mais acessível. O tomógrafo no HMTF também foi um grande ganho para a Saúde, agora esse exame de alto custo não é mais terceirizado e ainda é feito de forma rápida, na própria unidade, o que garante muito mais eficácia no tratamento do paciente. Em breve queremos inaugurar a lavanderia municipal, hoje o serviço é terceirizado, mas com a unidade própria teremos um serviço de qualidade com custos mais baixos”.

Obras importantes também foram retomadas nesses seis meses de gestão, como a oficina ortopédica do CER, a radioterapia e a hemodinâmica. No caso desta última, Dr. Marcelo explicou que o local passa por uma reforma para ficar adequado para uso e enquanto isso, o serviço é oferecido por um hospital privado com equipe médica de excelência, garantindo ao usuário do SUS o melhor que a medicina pode oferecer.

A Saúde Bucal também foi lembrada durante o pronunciamento, apontando que o número de atendimentos no CEO também cresceu. O local deve passar em breve por manutenção para melhorar o atendimento aos usuários. Foi feito ainda junto ao Governo Federal o cadastramento para que mais 11 UBS recebam o serviço de Saúde Bucal, ampliando a oferta para a população teixeirense.

Dr. Marcelo finalizou seu pronunciamento trazendo expectativas de melhoras para a população: “A pandemia elevou muito os preços de insumos da Saúde, mas com a ampliação da vacinação e a diminuição dos casos, certamente o quadro vai voltando à normalidade e poderemos fazer mais. Ainda assim, o que mais queria deixar claro é que estamos agindo, já fizemos muitas melhorias na saúde em todas as áreas. Não está ainda do jeito ideal, como sabemos que a população merece, mas já está bem melhor do que encontramos. E seguiremos trabalhando e trazendo informações do que realmente está acontecendo na gestão, um governo de transparência”.

 

 

Por: Vida Diária/Ascom

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.