:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: “... É preciso ter força, é preciso ter garra, é preciso ter gana sempre...”, ao som da Camerata Paz e Bem foi realizada nessa quinta-feira (01) a abertura da 1ª Conferência Macrorregional da saúde das mulheres do extremo sul da Bahia. Foram dois dias de evento finalizando nesta sexta-feira (02). A abertura contou com a convidada especial Dra. Julieta Palmeiras, Secretária Estadual de Política Pública para as Mulheres do estado da Bahia, ainda, secretários de saúde, vereadores, representantes dos 21 municípios e autoridades em geral.

A presidente do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres (COMDDIM), Maria José disse que “essa é a primeira conferência da saúde das mulheres do Estado da Bahia que também estão acontecendo em nível macrorregional e, nestes dois dias, está sendo aqui em Teixeira que têm como objetivo analisar as políticas já existentes voltadas à saúde da mulher, fortalecer os programas do Sistema Único de Saúde (SUS) e construir propostas para o fortalecimento da causa", explicou.



Neste segundo dia aconteceram discussões de grupo sobre os 4 eixos e debateram propostas para a Conferência Estadual de Saúde . O Coordenador do Núcleo Regional de Saúde do extremo sul, Rodrigo Kuada explicou como chegaram a esse primeiro evento. "Foi uma preocupação do nosso governador Rui Costa de estar podendo abranger o máximo da política de saúde voltada às mulheres. O secretário de saúde do estado Dr. Fábio Vilas Boas também tem se sensibilizado juntamente com conselho estadual de saúde e os conselhos municipais, e assim estamos aqui hoje com representantes de 21 cidades, sucesso de público, tudo perfeito,” falou.



Dentre os 7 palestrantes, esteve na abertura a Dra. Julieta Palmeiras que também é médica geriátrica com a palestra magna “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com Equidade” a qual falou da saúde mais ampla do que representa,  do bem-estar estar físico e mental e de como deve ser tratado em especial a mulher .

Vera Lucia Gonçalves de Jesus do Conselho Estadual de Saúde, falou da importância do evento para todas as mulheres, "a primeira conferência aconteceu há 30 anos em um cenário totalmente diferente, o contexto era outro, por isso hoje é um marco para nós, naquela época lutávamos por diversos direitos e hoje já estamos na luta para que esses direitos que foram conquistados sejam efetivados, não podemos aceitar perder todos nossos direitos”, disse.

Outros palestrantes abordaram vários temas, tais como: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres pela Palestrante Emily Maviana T. Santos; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, palestrante Meireely Machado;  Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres, palestrante Raquel Siqueira Silva e Políticas públicas para as mulheres e a participação social com a Drª Gine Kinjyo.

O evento foi sob a coordenação do Núcleo Regional de Saúde que tem como coordenador Rodrigo Kuada e, estavam envolvidos, o Conselho Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, os demais municípios, bem como o conselho municipal de defesa dos direitos da mulher.

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira MTb/BA: 5582

Fotos: Paulo diSouza

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.