:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: No início do mês, o jornal Sul Bahia Notícias da TV Sul Bahia mostrou uma reportagem sobre a reclamação de alunos teixeirenses, que não conseguem ir à escola por falta do Passe Livre Estudantil. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o benefício foi cortado e não estará disponível durante todo o ano de 2017.


O Passe Livre Estudantil, através do Projeto de Lei Municipal n° 664/2013 aprovado na Câmara de Vereadores e publicado em outubro de 2013, “autoriza o chefe do Poder Executivo a implantar o Programa de Passe Livre para estudantes no Transporte Coletivo de passageiros de Teixeira de Freitas”. O programa beneficia alunos do ensino infantil ao superior, e em cursos profissionalizantes, técnicos e preparatórios, cadastrados no CadÚnico do município e com declaração que ateste a condição de necessidade do cidadão.

 

Para o ano de 2017, o benefício foi cortado, prejudicando estudantes de todo o município. A equipe do Vida Diária entrou em contato com funcionários da Assistência Social, os quais informaram que o Passe Livre Estudantil não será disponibilizado no ano de 2017 e não há justificativas. “O secretário só informou que não haverá o benefício e não sabemos o motivo”, relata a funcionária.

Na última quarta-feira (14), em sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador Jonathan Molar inicialmente pediu que os vereadores se unissem para resolverem juntos, os atuais problemas da cidade, e na oportunidade, citou a importância da coletividade na cobrança do Passe Livre. Em requerimento enviado ao Secretário de Administração da Prefeitura de Teixeira de Freitas, João Carlos, em 12 de maio, o vereador solicita o retorno urgente do Passe Livre, uma vez que é de responsabilidade do executivo fornecer o direito referido.  Não houve retorno, pois até o secretário João Carlos não conseguiu uma resposta sobre o corte do benefício. “O benefício é legal, legítimo, consta em lei, e beneficia idosos, deficientes e estudantes, e deve ser tratado como prioridade também”, finaliza Jonathan.

 

O vereador Ronaldo Cordeiro, líder de governo representando o executivo na Câmara, justificou que, devido às dívidas do município e à crise econômica enfrentada pela atual gestão, estão sendo avaliadas quais são as principais demandas e necessidades que devem ser resolvidas.

Enquanto tramita a avaliação das principais necessidades do município, os alunos perdem aulas, por não terem condições de pagarem a tarifa do transporte público, prejudicando o ano letivo das instituições de ensino.

 

Por Vida Diária: Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.